Ir para o conteúdo

Pró-reitorias

Prédio da Reitoria (Foto: Géssica Leine)

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa 

Pós-graduação 

Tem como funções ampliar e consolidar os programas de pós-graduação stricto sensu da instituição, oferecendo suporte técnico, administrativo e financeiro, e assessorar a comunidade acadêmica nos assuntos relativos à pesquisa científica e tecnológica, aumentando sua representatividade junto às agências de fomento. É o órgão responsável pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia e pela Editora da UFJF. 

Pró-reitoria de Graduação 

Coordena, junto às unidades acadêmicas e ao Conselho Setorial de Graduação, a formulação e implementação de políticas para o ensino da graduação. É também encarregada pelo gerenciamento acadêmico e desenvolvimento de programas e projetos voltados para os cursos de graduação, tendo como objetivo criar condições favoráveis ao fortalecimento da qualidade acadêmica da UFJF.

Pró-reitoria de Extensão 

Responsável por promover a articulação entre o ensino e a pesquisa e as demandas da sociedade. A pró-reitoria coordena e apoia programas, projetos, eventos, cursos, prestações de serviço e demais atividades de extensão, considerando o compromisso social da Universidade.

Pró-reitoria de Cultura 

A cultura como direito inalienável de todos é o princípio que norteia a atuação da Pró-reitoria, por meio de projetos de formação de público, universalização do acesso à produção e à fruição de bens culturais e de integração entre comunidade e universidade.

Pró-reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva 

Dedica-se à formulação, implantação, gestão e acompanhamento de políticas de apoio estudantil. Além do gerenciamento das bolsas de assistência financeira, a pró-reitoria busca compreender de forma ampla as demandas socioeconômicas e psicopedagógicas dos estudantes.

Pró-reitoria de Gestão de Pessoas 

Responsável pela realização dos concursos públicos da instituição, bem como pelo gerenciamento da vida funcional dos servidores, incluindo remuneração, progressão profissional, afastamentos para capacitação e movimentação de pessoas.  Também promove oportunidades de capacitação e desenvolvimento, ações de proteção, prevenção e cuidados com a saúde.

Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças

Cabe à pró-reitoria elaborar a proposta orçamentária e o plano de gestão da instituição, identificar as necessidades de aquisição de bens e de contratação de serviços, executar as ações orçamentárias e financeiras, elaborando e gerindo os contratos e licitações pertinentes. É também o setor responsável pela prestação de contas da Universidade, entre outras atribuições.

Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão

Faz a execução, o acompanhamento e a fiscalização dos projetos e das obras de engenharia que implicam em ampliação de área na Universidade. Administra as ações de sustentabilidade. Planeja, gerencia e executa a manutenção e a reforma dos espaços físicos e prédios e das redes de eletricidade, de telefonia e lógica. Administra o uso e a ocupação dos espaços físicos. Gerencia os sistemas de compras, almoxarifado e patrimônio. Gerencia e executar o sistema de segurança institucional da Universidade. Gerencia os serviços de transporte, de correspondência e de protocolo.

Confira aqui a lista de nomes que compõem as pró-reitorias