Ir para o conteúdo

Colegiados Superiores

Conselho Superior (Consu)

É o órgão máximo de deliberação interna da instituição, possuindo funções normativa, deliberativa e de planejamento da UFJF. Estabelece as diretrizes e o planejamento institucional da Universidade e supervisiona sua execução, em consonância com a legislação federal e com os regimentos internos. É responsável por aprovar e acompanhar a execução do plano de gestão proposto pelo reitor.

De acordo com o Estatuto da UFJF, o Conselho Superior é composto pelos seguintes membros: o reitor, como seu presidente; o vice-reitor; os pró-reitores; os diretores das unidades acadêmicas; o diretor do Hospital Universitário; três representantes do Conselho de Graduação; três representantes do Conselho de Pesquisa e Pós- Graduação; três representantes do Conselho de Extensão e Cultura; um docente indicado pela entidade de classe; sete representantes discentes, indicados pelo Diretório Central dos Estudantes; sete representantes dos servidores técnico-administrativos, indicados pela entidade de classe; o último ex-reitor que tenha completado mandato; e dois representantes da comunidade, sendo um da classe trabalhadora e um da classe patronal.

Mais informações: site do Consu

Conselho Setorial de Graduação (Congrad)

Compete ao Congrad propor ao Conselho Superior as diretrizes da Universidade relativas aos cursos de graduação, à educação básica, ao ensino profissional e aos cursos sequenciais. Entre os assuntos deliberados pelo Conselho, estão a criação de novos cursos, os currículos acadêmicos, os critérios de ingresso e de preenchimento das vagas da instituição e o calendário escolar.

O Congrad é formado pelo pró-reitor de Graduação, como seu presidente, pelos coordenadores dos cursos de graduação e por representantes do Colégio de Aplicação João XXIII, dos demais Conselhos Setoriais, dos discentes e dos técnico-administrativos em educação.

Mais informações: site do Congrad

Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa

É responsável por propor ao Conselho Superior as diretrizes da Universidade relativas às políticas e normatizações nas áreas de sua competência. Estabelece normas gerais para organização, funcionamento, avaliação e alterações necessárias aos cursos de pós-graduação e aos programas e projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da Universidade.

É formado pelo pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, como seu presidente, pelos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação, pelos diretores dos Centros de Pesquisa institucionalizados, por representante de cada um dos demais Conselhos Setoriais, por representantes dos Núcleos de Pesquisa em cada área e por representação discente e dos servidores técnico-administrativos.