Ir para o conteúdo

Sistemas de Informação

Bacharelado em Sistemas de Informação
Vagas: 40
Turno: noturno, com entrada no segundo semestre
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Exatas
Duração: quatro anos 
Formas de ingresso: Pism (12 vagas), Sisu (28 vagas) e seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: 5

Apresentação:
Com o crescimento econômico da informação e a sua difusão por todas as funções organizacionais, os empreendimentos estão continuamente sendo transformados, demandando, mais do que nunca, profissionais qualificados. Falhas nos sistemas que automatizam processos e a utilização inadequada da tecnologia disponível geram dispêndio desnecessário de recursos, elevados prejuízos e têm o potencial de afetar segmentos significativos da sociedade. Acrescente-se o fato de que profissionais com conhecimentos que apoiam a inovação, o planejamento e o gerenciamento da infraestrutura de informação e a coordenação dos recursos de informação podem contribuir de forma contundente para agregar valor às organizações nas quais estão inseridos e promover a inserção da tecnologia da informação na sociedade como um todo, promovendo uma melhoria na qualidade de vida e no acesso à informação e aos recursos da tecnologia da informação.

A existência do curso de Sistemas de Informação na UFJF fundamenta-se na demanda e anseios da sociedade e do mercado de trabalho de uma região com uma gama diversificada de espaços de exercício profissional na área de sistemas de informação. O conhecimento da dinâmica de funcionamento das empresas e todas as interfaces que possam surgir, bem como as questões de psicologia, ética, política, sociologia e tecnologia da informação e comunicação auxiliarão o profissional na busca por soluções para as questões gerenciais, organizacionais, econômicas, financeiras ou estratégicas em nível regional, nacional e até em relações internacionais.

Perfil do profissional
O profissional de Sistemas de Informação atua basicamente em duas áreas:

– Inovação, planejamento e gerenciamento da informação e da  infraestrutura de tecnologia da informação alinhados aos objetivos organizacionais;
– Desenvolvimento e evolução de sistemas de informação e da infraestrutura de informação para uso em processos organizacionais, departamentais ou individuais.

No primeiro caso, ele é responsável por estruturar e planejar a incorporação de novas tecnologias no ambiente empresarial. Ele deverá também prover os recursos de infraestrutura necessários, ou seja, computadores, armazenamento e interconexão. Além disso, deverá ser capaz de prover suporte em sistemas de informação.

No segundo caso, o profissional planeja e organiza as atividades de coleta, comunicação, análise e suporte à decisão nos processos da organização. Para tanto, deve-se valer das metodologias de apoio ao desenvolvimento de sistemas.

Deve-se notar que essa atuação, apesar de parecer apenas técnica, tem um componente de inserção político-social amplo, uma vez que esse profissional deve fazer a ligação entre as demandas da sociedade e das organizações e as soluções tecnológicas existentes, respeitando as peculiaridades e particularidades de cada ambiente de uso dessas tecnologias.

Contato
Bacharelado em Sistemas de Informação
Instituto de Ciências Exatas
Coordenação do curso: (32) 2102-3316
Secretaria do ICE: (32) 2102-3302