Ir para o conteúdo

Psicologia

psicologia_ufjfCurso: Bacharelado em Psicologia
Quantidade de vagas: 40
Turno: diurno 
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Humanas
Duração: cinco anos
Formas de ingresso: Pism (15 vagas), Sisu (35 vagas) e seleção de vagas ociosas
Conceito Enade: 4

Apresentação
O curso de Psicologia da UFJF dá ênfase a uma formação generalista. As atividades se dividem entre aulas teóricas e práticas de laboratório. Além disso, o aluno tem a oportunidade de participar de atividades de pesquisas e de realizar projetos de ensino, de extensão e de estágios – sobretudo por meio do Centro de Psicologia Aplicada (órgão do curso de Psicologia que concentra atividades práticas supervisionadas, as quais prestam serviço psicológico, principalmente à comunidade sem recursos financeiros).

O estágio é realizado com práticas no CPA ou em instituições como o Hospital Universitário, hospitais psiquiátricos conveniados com a UFJF, creches, escolas públicas e particulares e instituições de reabilitação.

Perfil do profissional
O psicólogo estuda e analisa os processos intrapessoais e as relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo, no âmbito das instituições, onde quer que se deem essas relações. Aplica também o conhecimento teórico e técnico da psicologia, com o objetivo de problematizar as ações dos sujeitos, em sua história pessoal, familiar e social, vinculando-as também às condições políticas, econômicas, históricas e culturais.

O psicólogo pode exercer atividades nas seguintes áreas: de saúde e de clínica – na questão de tratamento e de prevenção de problemas psicológicos e psicossomáticos, na elaboração de diagnósticos e na avaliação de habilidades psicomotoras, intelectuais e afetivas; de educação – na análise crítica e no planejamento do processo educacional ou de aprendizagem, no tratamento de problemas psicopedagógicos e na orientação da família e de educadores; institucional e comunitária – nas intervenções no grupo familiar, nos hospitais, nas comunidades e nas instituições em geral (universidades, sindicatos, prisões, associações de bairro etc).

Contato
Bacharelado em Psicologia
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de Psicologia: (32) 2102-3117
Secretaria: (32) 2102-3101/ 3102