Ir para o conteúdo

Moda

novoportal_graduacao_modaCurso: Bacharelado em Moda
Quantidade de vagas:
50
Turno:
diurno
Unidade acadêmica:
Instituto de Artes e Design
Duração:
quatro anos e meio (três anos de Artes e Design e um ano e meio de Moda)
Formas de ingresso:
após conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
Conceito no Enade:
ainda não foi avaliado

Apresentação
O curso trabalha para a formação e habilitação de profissionais que aliam à capacidade criativa e à pesquisa, os conhecimentos práticos e teóricos articulados entre arte, design, cultura e moda. Tal perspectiva visa capacitar o aluno para desenvolver papeis fundamentais no mercado contemporâneo, enquanto revelador de tendência e provocador de novas práticas sociais.

Perfil profissional
O graduado em Moda poderá atuar em toda a cadeia produtiva do campo específico, realizando trabalhos relacionados à pesquisa de tendências, estilos e comportamento, pesquisa de materiais, desenvolvimento de padrões e estampas para a indústria têxtil, criação e desenvolvimento de produtos ligados ao segmento da moda e acessórios, modelagem, produção de coleções, análise de mercado etc.

Forma de ingresso
O estudante precisa concluir o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design para poder se candidatar a vagas do Bacharelado em Moda. Por isso, para cursar Design, o candidato precisa escolher Moda no Pism ou Sisu.

São oferecidas 250 vagas anuais para o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, com duração de três anos. Ao conclui-lo, o aluno poderá optar por um dos cinco cursos de segundo ciclo da área, com duração de um ano e meio cada um: Moda, Design, Cinema e Audiovisual, Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais. Cada curso oferece 50 vagas.

Para ingresso nessas vagas do segundo ciclo, o aluno passa por processo seletivo anual, realizado pelo Instituto de Artes e Design. Não existe reserva de vaga no segundo ciclo. O estudante, ao se inscrever no processo seletivo, poderá listar a ordem de prioridade em segunda ou terceira opção caso não seja selecionado na primeira escolhida. O aluno estará apto a se inscrever no segundo ciclo se:

  • Possuir o diploma de bacharel interdisciplinar em Artes e Design;
  • Ter cursado no primeiro ciclo os 12 créditos obrigatórios das disciplinas características da opção pretendida;
  • Apresentar um pré-projeto de pesquisa, conforme modelo adotado pelo IAD.

Os critérios de classificação deverão considerar o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), pré-projeto de pesquisa e, em caso de empate, entrevista.

Contato
Bacharelado em Moda
Instituto de Artes e Design
Secretaria: (32) 2102-3350