Ir para o conteúdo

Medicina

graduacao_medicina_ufjfBacharelado em Medicina
Vagas:
180 
Turno:
diurno
Unidade acadêmica:
Faculdade de Medicina
Duração:
seis anos 
Formas de ingresso:
Pism (54 vagas), Sisu (126) e seleção de vagas ociosas
Conceito Enade:
4

Apresentação
O curso atende à formação em nível de graduação na área médica e estrutura-se com o intuito de preparar profissionais competentes para realizar o atendimento integral do ser humano. Tem como princípios fundamentais a excelência técnica, a ética, a cidadania e a humanização. Entendem-se como necessárias ao egresso as competências nas áreas de Atenção à Saúde, de Gestão em Saúde e de Educação em Saúde

Os períodos básico e profissionalizante correspondem aos nove primeiros semestres do curso. Os três últimos semestres serão em regime de internato no Hospital Universitário, nas unidades de Atenção Primária à Saúde locais e regionais conveniadas e em hospitais.

A UFJF conta com o suporte do Hospital Universitário para a formação do profissional, onde são oferecidas diversas especialidades médicas, além de atendimentos de urgência e emergência. Além das atividades no Hospital Universitário, os alunos exercem atividades nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e de várias cidades da Zona da Mata de Minas Gerais, área de influência da UFJF. O curso de Medicina exige tempo integral do aluno. Com a reforma curricular, os alunos desenvolvem atividades, desde os primeiros períodos do curso, junto à comunidade, colocando-se frente à realidade profissional, com enfoque especial para a saúde pública, consolidando o Sistema Único de Saúde.Apresentação

A Faculdade de Medicina conta com nova sede de de 10 mil m²,  com cinco andares, sendo um administrativo, dois com 20 salas de aulas em tamanhos diferentes – com 30, 50 e 100 lugares –, todas equipadas com data-show, algumas com macas e negatoscópios. O andar térreo é constituído por ampla biblioteca com infocentro, cantina, xerox, atlética e diretório acadêmico. O andar subsolo 1 conta com duas salas dos núcleos de Pesquisas em Educação e de Apoio a Práticas Educativas. No primeiro andar, estão localizados a administração, as salas de reuniões, uma sala para os docentes, um centro de convenções com 500 lugares, outros três centros com cem lugares cada um e um pátio para eventos científicos e culturais. A faculdade possui sete laboratórios de habilidades e simulação para treinamento com simulações realísticas, e um laboratório de patologia e imagens com 40 computadores em rede. 

Perfil do profissional
O profissional atua em hospitais, postos e centros de saúde, ambulatórios, secretarias de saúde, centros de reabilitação, laboratórios, instituições de pesquisa, entidades recreativas e esportivas e consultórios. Pode exercer suas atividades nos níveis primário e secundário de atenção à saúde. O graduado poderá, ainda, atuar como professor de ensino superior.

O perfil pretendido pela Faculdade de Medicina envolve a formação de profissionais capazes de desenvolver permanentemente o processo educativo, buscando elevados padrões de excelência no exercício da medicina, na construção, na análise crítica e na disseminação do conhecimento científico e de práticas de intervenção na realidade. Além disso, espera-se que expressem efetivo compromisso para com a melhoria da saúde e para com a autonomia do indivíduo e da população, considerando a biodiversidade e as práticas culturais, as relações étnico-raciais, as populações do campo, quilombolas e LGBT.

Projeto pedagógico do curso

Contato
Bacharelado em Medicina
Faculdade de Medicina
Coordenação do curso: (32) 2102-3844