Ir para o conteúdo

Matemática

UFJF_matematica_2Bacharelado em Matemática
Licenciatura em Matemática
Vagas: 100 vagas, sendo 50 para o bacharelado e 50 para a licenciatura 
Turno: diurno
Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (ICE)
Duração: quatro anos
Formas de ingresso: Pism, Sisu, seleção de vagas ociosas ou seleção após conclusão do curso Ciências Exatas
Conceito no Enade: 5 (bacharelado) e 3 (licenciatura)

Apresentação
O Bacharelado em Matemática da UFJF visa formar profissionais com capacidade de expressar-se escrita e oralmente, com clareza e precisão, de compreender novas ideias e conceitos para a resolução de problemas e de instigar a produção de conhecimento por meio das teorias e técnicas desenvolvidas na Matemática. Além disso, que o profissional seja capaz de utilizar a linguagem e resultados matemáticos para o desenvolvimento de outras ciências.  

A modalidade bacharelado, que visa preparar profissionais para atuar no ensino superior e na carreira acadêmica, é caracterizada por disciplinas que aprofundam os conhecimentos do aluno em Matemática Pura, fornecendo uma sólida formação inicial nas áreas centrais da Matemática, como análise, álgebra e equações diferenciais – formação que se completa por meio dos cursos de pós-graduação. Para obter o título de bacharel em Matemática, o aluno deverá também ser aprovado no trabalho de conclusão de curso sob orientação de professor da área.

A Licenciatura em Matemática habilita o seu titular a ser professor em escolas de educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, caso em que a formação se dá no curso de Pedagogia, ou nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, caso em que a formação se dá nas licenciaturas das áreas específicas do conhecimento (licenciatura em Física, em Matemática, em Geografia). O licenciado, assim como o bacharel, também pode ser professor em universidades.

Perfil profissional
Para o licenciado em Matemática, as áreas de atuação são: magistério nos ensinos fundamental, médio e superior, atuação na área de pesquisa em escolas e em empresas públicas e privadas. O bacharel em Matemática pode dar aulas no ensino superior, trabalhar com pesquisas em estabelecimentos de ensino e em empresas públicas e privadas.

Formas de ingresso
Além de o candidato poder ingressar nos cursos de Bacharelado em Matemática e de Licenciatura em Matemática, escolhendo-os diretamente por meio do Pism ou do Sisu, é possível que ele faça um caminho indireto. Desta forma: optar por Ciências Exatas pelo Pism ou Sisu e, ao concluir os três anos desse curso, passar por processo seletivo interno dele para tentar uma vaga em Matemática, cursando mais dois anos. Entenda como funciona o curso Ciência Exatas.

Plano pedagógico do Bacharelado em Matemática

Contato
Bacharelado em Matemática e Licenciatura em Matemática
Instituto de Ciências Exatas
Coordenação do curso: (32) 2102-3316
Departamento de Matemática: (32) 2102-3308/ 3315
depto.mat@ufjf.edu.br