Ir para o conteúdo

Jornalismo

graduacao_jornalismo_novoportalBacharelado em Jornalismo
Vagas:
100 
Turno:
diurno (65 vagas – 35 no primeiro semestre e 30 no segundo) e noturno (35 vagas no primeiro semestre)
Unidade acadêmica:
Faculdade  de Comunicação
Duração:
quatro anos (diurno) e quatro anos e meio (noturno)
Formas de ingresso:
Pism, Sisu e seleção de vagas ociosas
Conceito Enade:
5

Apresentação
Partindo do objetivo de buscar a excelência no ensino de jornalismo, a Faculdade de Comunicação direciona seus esforços para o desenvolvimento da capacidade de interpretação da realidade humano-social e dos fenômenos relativos à sociedade, bem como a capacitação para a análise científica de processos e atividades de comunicação, em seus aspectos sociais, culturais, políticos e éticos. Na formação profissionalizante, há o direcionamento para que o aluno desenvolva a capacidade expressiva e interpretativa, oral e escrita; o ensino sobre os recursos técnicos empregados em processos e práticas de comunicação e domínio da linguagem correspondente aos principais meios técnicos e de produção; e ainda o desenvolvimento da capacidade expressiva através dos meios técnicos.

O curso privilegia a formação humanística dos alunos nas áreas de Ciências Sociais, Literatura, História e Teoria da Comunicação e complementa os estudos com disciplinas nas áreas específicas de jornalismo, destinadas a despertar no futuro profissional a capacidade crítica e criativa.

As atividades do curso se dividem em aulas teóricas, práticas e seminários. A faculdade tem estúdios de TV e rádio, laboratórios de fotografia, além de uma redação, onde são desenvolvidos vários projetos. Nova sede da faculdade está sendo construída. O curso de Jornalismo oferece a oportunidade de os alunos realizarem atividades curriculares e extracurriculares ligadas ao campo profissional em que pretendem atuar. 

Na mais recente edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Ministério da Educação, em que foi avaliado, em 2012, o curso obteve a 10ª melhor nota em todo o país entre 277 avaliados. Os estudantes foram novamente avaliados em 2015; o resultado deve ser divulgado pelo Ministério a partir de novembro de 2016.

Perfil do profissional
Por ser formado com base em conteúdo generalista, o profissional poderá atuar em veículos impressos (jornais, revistas), emissoras de rádio e TV, assessorias de comunicação em órgãos públicos e empresas, portais na internet, blogs, mídias sociais (planejamento, produção e análise de conteúdo, gestão de relacionamento) e agências de comunicação.

Contato
Bacharelado em Jornalismo
Faculdade de Comunicação
Coordenação do curso: (32) 2102-3609
Secretaria da faculdade: (32) 2102-3601/3602