Ir para o conteúdo

Fisioterapia

novoportal_graduacao_fisioterapia3 (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)Bacharelado em Fisioterapia
Vagas: 40, sendo 20 para cada semestre
Turno: diurno
Unidade acadêmica: Faculdade de Fisioterapia
Duração: cinco anos
Formas de ingresso: Pism, Sisu e seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: 5

Apresentação
O curso de graduação em Fisioterapia na modalidade bacharelado tem como objetivo a formação de profissionais generalistas, capacitados para atuar nos três níveis de níveis de atenção à saúde, exercendo ações de reabilitação, manutenção e promoção das condições cinético-funcionais, assim como prevenção das suas alterações. 

O currículo atual abrange estudos da biologia, das ciências morfológicas, fisiológicas, patologias, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesia, sinergia funcional e patologia de órgãos e sistemas do corpo humano, além de disciplinas comportamentais e sociais. São desenvolvidas atividades teóricas e práticas, além da possibilidade de participação em projetos de pesquisa, extensão, treinamento profissional e monitoria. Os últimos dois períodos do curso são constituídos de atividades de estágio desenvolvidas no Hospital Universitário da UFJF (ambulatórios, enfermarias e CTI), em unidades de atendimento primário à saúde e em clínicas e hospitais conveniados, atuando nas áreas de traumato-ortopedia, reumatologia, neurologia, respiratória, gineco-obstetrícia, cardiologia, geriatria e pediatria, nos três níveis de níveis de atenção à saúde.

Perfil do profissional
O fisioterapeuta, tendo como seu objetivo de intervenção a busca da funcionalidade do indivíduo, pode lançar mão de diversos recursos para a atividade profissional, tais como recursos físicos (eletroterapia, termoterapia, crioterapia, fototerapia etc.), recursos manuais próprios (massoterapia e manipulação vertebral) e exercícios físicos (cinesioterapia), localizados ou globais, no sentido de preservar ou recuperar as boas condições de saúde dos indivíduos. Além de avaliar, prescrever, planejar e realizar o tratamento de uma dada disfunção, o fisioterapeuta, sempre que necessário, encaminha o paciente a terapias paralelas com outros membros da área da saúde e também se relaciona com outros profissionais que possam colaborar no processo terapêutico.

O fisioterapeuta pode atuar numa gama variada de locais: hospitais, clínicas, ambulatórios, empresas públicas ou privadas, escolas, academias de ginástica, centros esportivos e recreativos, instituições de ensino superior (nas áreas de docência e pesquisa) entre outros. Suas atividades podem ser desempenhadas nas diversas áreas da saúde: traumato- ortopedia, reumatologia, neurologia, cardiologia, pneumologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria, pediatria e saúde pública.

Contato
Bacharelado em Fisioterapia
Faculdade de Fisioterapia
Coordenação do curso: (32) 2102 3837
Secretaria da faculdade: (32) 2102 3843