Ir para o conteúdo

Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos

Bacharelado em Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos
Vagas: 54, para entrada no primeiro semestre
Turno: diurno
Unidade acadêmica: Faculdade de Engenharia
Duração: cinco anos
Formas de ingresso: Pism (13 vagas), Sisu (29 vagas), seleção de vagas ociosas ou após conclusão do curso Ciências Exatas (12 vagas). Saiba mais abaixo.
Conceito no Enade: 4

Apresentação
O curso de Engenharia Elétrica- Sistemas Eletrônicos objetiva desenvolver com o aluno a competência para a análise, manutenção e projeto de sistemas eletrônicos analógicos e digitais, fazendo uso das mais modernas ferramentas de projetos assistidos por computador e equipamentos de depuração para circuitos eletrônicos. Do mesmo modo, objetiva desenvolver  a competência para o desenvolvimento de software para os sistemas eletrônicos em questão. Somado a isso o estudante contará com sólida formação teórica em processamento de sinais que o capacitará na elaboração dos mais diversos algoritmos para medição, monitoração, controle e comunicação de sinais. Celular, equipamentos médicos, instrumentos e controladores de plantas industriais são exemplos de dispositivos com sistemas eletrônicos.

Os quatro primeiros períodos do curso são realizados, predominantemente, no Instituto de Ciências Exatas, onde os alunos cursam as disciplinas teóricas e práticas dos departamentos de Matemática, Física, Química, Estatística e Ciência da Computação. Estão disponíveis laboratórios de Física, Química e Computação. A partir do quinto período do curso, os alunos passam a cursar disciplinas ministradas em sua grande maioria na Faculdade de Engenharia com estrutura completa de salas de aula.

Perfil profissional

De acordo com as referências nacionais dos cursos de engenharia do Ministério da Educação, “o engenheiro eletricista é um profissional de formação generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais”.

O egresso em Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos deve atender a todos estes requisitos com o diferencial de atuar de forma especializada nas áreas de sistemas digitais, sistemas analógicos, simulação computacional de circuitos, concepção e projeto de sistemas, interface com setores industriais. Deve possuir uma formação sólida nos fundamentos técnico-científicos, conferindo também um caráter generalista, que permite a sua atuação nas diversas áreas de conhecimento dentro da base tecnológica da Engenharia Elétrica, seja em eletrônica, telecomunicações, automação industrial e energia.

 Para formar este profissional, o curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos consta de uma carga horária de total de 3.610 horas. Este total está  englobando as disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, atividades complementares, trabalho de conclusão de Curso e estágio curricular obrigatório.

Formas de ingresso
Além de o candidato poder ingressar no curso de Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos escolhendo-o diretamente por meio do Pism ou do Sisu, é possível que ele faça um caminho indireto. Desta forma: optar por Ciências Exatas pelo Pism ou Sisu e, ao concluir os três anos desse curso, passar por processo seletivo interno dele para tentar uma vaga em Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos, cursando mais dois anos. Entenda como funciona o curso Ciência Exatas.

Projeto pedagógico do curso

Contato
Bacharelado em Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos
Faculdade de Engenharia
Coordenação do curso: (32) 2102-3444
coord.eletronica@engenharia.ufjf.br