Ir para o conteúdo

Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência

graduacao_engenharia_eletrica_sistemas_potencia_ufjfBacharelado em Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência
Vagas: 54, sendo 26 para o primeiro semestre e 28 para o segundo
Turno: diurno
Unidade acadêmica: Faculdade de Engenharia
Duração: cinco anos
Formas de ingresso: Pism (13 vagas), Sisu (29 vagas), seleção de vagas ociosas ou após conclusão do curso Ciências Exatas (12 vagas). Saiba mais abaixo.
Conceito no Enade: 4

Apresentação
De acordo com as referências nacionais dos cursos de engenharia do Ministério da Educação, “o Engenheiro Eletricista é um profissional de formação generalista, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento. Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de eficientização de energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.”

O curso consta de carga horária de total de 3.610 horas. Esse total engloba as disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio curricular obrigatório. 

Perfil do profissional
O Engenheiro Eletricista – Sistema de Potência, formado pela UFJF, é um profissional capacitado a discutir e propor soluções aos desafios contemporâneos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica, na operação e planejamento de sistemas elétricos e no projeto e análise de sistemas elétricos industriais. Possuirá uma formação sólida nos fundamentos técnico-científicos e também um caráter generalista, que permite a sua atuação nas diversas áreas de conhecimento dentro da base tecnológica da Engenharia Elétrica.

Formas de ingresso
Além de o candidato poder ingressar no curso de Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência escolhendo-o diretamente por meio do Pism ou do Sisu, é possível que ele faça um caminho indireto. Desta forma: optar por Ciências Exatas pelo Pism ou Sisu e, ao concluir esse curso, passar por processo seletivo interno dele para tentar uma vaga em Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência. Entenda como funciona o curso Ciência Exatas. 

Projeto pedagógico do curso

Contato
Bacharelado em Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência
Faculdade de Engenharia
Coordenação do curso: (32) 2102-3444
coord.potencia@engenharia.ufjf.br