Ir para o conteúdo

Engenharia Ambiental e Sanitária

Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária
Vagas: 50 
Turno: diurno
Unidade acadêmica: Faculdade de Engenharia
Duração: cinco anos 
Formas de ingresso: Pism, Sisu e seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: 5

Apresentação
O curso norteia-se pela necessidade de formação de profissionais aptos à administração, gestão e ordenamento ambiental e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos, além da prestação de serviços de saneamento básico. O curso tem caráter multidisciplinar, reunindo várias áreas do conhecimento. O aluno poderá atuar tanto na área de Engenharia Sanitária como na de Engenharia Ambiental.

Perfil do profissional
Como engenheiro sanitarista, o profissional poderá desenvolver ações para melhorar e monitorar as condições sanitárias de um determinado local, sem que isso gere impactos negativos para o meio ambiente. Trabalhará com projetos, implantação e operação de sistemas de tratamento e distribuição de água para a população, coleta e tratamento de esgoto, coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos, drenagem urbana e controle de vetores.

Como engenheiro ambiental, pode atuar no controle da poluição, seja do ar, do solo ou das águas. Para aprender a lidar com essas questões, os alunos vão passar ao longo do curso por várias oficinas temáticas e estudarão temas como as bacias hidrográficas, o meio urbano e instalação de equipamentos de controle ambiental.

Projeto pedagógico do curso.

Contato
Faculdade de Engenharia
Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental
Coordenação do curso: (32) 2102-3429
 coord.engsanitaria@ufjf.edu.br