Ir para o conteúdo

Educação Física

graduacao_educacao_fisica_ufjfBacharelado em Educação Física
Licenciatura em Educação Física
Vagas:
90, sendo 45 para cada semestre
Turno:
diurno
Unidade acadêmica:
Faculdade de Educação Física e Desportos
Duração:
quatro anos (bacharelado) e cinco anos (licenciatura)
Formas de ingresso:
Pism, Sisu e seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: 4 (bacharelado), 3 (licenciatura) 

Apresentação
As atividades do curso são realizadas nas dependências da Faculdade e de outras unidades acadêmicas da UFJF ou fora dela. Além das aulas propriamente ditas, são desenvolvidas atividades de práticas pedagógicas e de estágios a fim de oferecer ao aluno oportunidades de contato com as situações típicas da intervenção profissional e assim estimular a reflexão sobre o processo de formação. Os alunos são estimulados, ainda, a participar de projetos de iniciação a docência, a pesquisa e de extensão a fim de poderem desenvolver competências específicas que sejam do seu interesse.

Perfil do profissional
O licenciado em Educação Física caracteriza-se como um professor consciente da realidade social, capaz de esclarecer intervir no contexto específico histórico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza técnica, científica e cultural das diversas atividades corporais tais como: a dança, os jogos, os esportes, a ginástica, as lutas, o lazer, respeitando, sobretudo, as diversidades encontradas. Apropria-se de conhecimentos dessa cultura corporal através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, para atuar, de forma qualificada em todos os níveis de Educação Básica.

O bacharel em Educação Física está apto a prestar serviços na área de atividades físicas e desportivas através de planejamento, coordenação e execução de eventos e programas e da aplicação de métodos e técnicas específicas, fazendo prescrição e orientação de sessões de ginástica, lutas, danças, jogos, esportes e outros exercícios corporais, no sentido de promover o conhecimento de conceitos e valores socioculturais e científicos e otimizar e restabelecer os níveis adequados de condicionamento corporal, objetivando a prevenção de doenças, a consciência e a expressão corporal, a aprendizagem e a autonomia, a técnica de execução de movimentos, o rendimento esportivo e a promoção do lazer, educação, saúde e bem-estar dos beneficiários das diversas faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e com necessidades de atendimento especial.

O profissional pode desenvolver as atividades de administrador em clubes, preparador físico, técnico desportivo, pesquisador, coordenador de atividades de lazer em órgãos governamentais e não governamentais.

Contato
Bacharelado e Licenciatura em Educação Física
Faculdade de Educação Física e Desportos
Coordenação do curso: (32) 2102 3284
Secretaria: (32) 2102 3281