Ir para o conteúdo

Direito

novoportal_graduacao_direitoBacharelado em Direito
Vagas:
200, sendo 100 para diurno (50 para cada semestre) e 100 para
noturno (50 para cada semestre)
Turno:
diurno e noturno
Unidade acadêmica:
Faculdade de Direito
Duração:
cinco anos (diurno e noturno)
Formas de ingresso:
Pism (60 vagas), Sisu (140 vagas) e seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: 5

Apresentação
O curso conta com aulas teóricas e práticas, e com a realização de exercícios e atividades em casos reais. A estrutura do curso permite o equilíbrio entre os conteúdos tradicionais e os modernos contornos e tendências das ciências jurídicas. São oferecidos, como atividades complementares de graduação, simpósios jurídicos, estágios extracurriculares, programas de monitoria e treinamento profissional, além de outros eventos acadêmicos e comunitários.

A Faculdade de Direito da UFJF tem por objetivo formar profissionais qualificados a atuarem e influírem no mercado de trabalho, mediante efetiva interação entre o saber teórico-científico, de natureza interdisciplinar, e a validade prática.

Intenta-se um projeto estruturado com ênfase na Teoria Geral do Direito, habilitando o discente às reflexões necessárias a uma sociedade e m intensas transformações, o que repercute na capacidade do profissional de tecer reflexões construtivas à interação prática.

O curso objetiva ainda desenvolver sólido conhecimento dogmático, voltado para uma concepção humanista acerca do estudo do Direito. Para tanto, o alunado deverá desenvolver a capacidade de perceber a complexidade do fenômeno jurídico, compreendendo, mediante análises crítico-construtivas, os limites e as possibilidades das instituições jurídicas. Nesse âmbito, um curso interdisciplinar se apresenta como essencial.

Propõe-se também desenvolver atividades práticas com vistas à formação profissional voltada para o mercado de trabalho: a presença de atividades práticas e estágios é obrigatória em toda instituição de ensino superior na medida em que seu objetivo final é, justamente, formar profissionais para se inserirem no mercado de trabalho e que, portanto, deverá ser realizada a prática necessária à implementação do conhecimento técnico-teórico adquirido ao longo do curso.

Perfil do profissional
O profissional formado é o bacharel em Direito, que estará apto a se habilitar ao exercício da Advocacia Privada e ao ingresso nas carreiras jurídicas do serviço público. As áreas de atuação são as seguintes: magistério superior, Justiça Estadual, Federal, do Trabalho e Militar, Defensoria Pública, procuradorias municipais e estaduais e Advocacia Geral da União. O profissional pode atuar como advogado, juiz, promotor de justiça, defensor público, delegado de polícia.

Projeto pedagógico do curso.

Contato
Bacharelado em Direito
Faculdade de Direito
Secretaria: (32) 2102-3501
Coordenação do curso – diurno: (32) 2102 3504
Coordenação do curso – noturno: (32) 2102 3502