Ir para o conteúdo

Design

Bacharelado em Design
Vagas: 50
Turno: diurno
Unidade acadêmica: Instituto de Artes e Design
Duração: quatro anos e meio (três anos de Artes e Design e um ano e meio de Design)
Forma de ingresso: após conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
Conceito no Enade: ainda não foi avaliado

Apresentação
O curso de Bacharelado em Design trabalha com a formação de profissionais para duas grandes áreas de atuação: o Design Gráfico e o Design de Produto. Estas duas áreas implicam posturas metodológicas que constantemente se integram no mesmo campo do saber e da prática profissional. O curso objetiva a formação a partir de cinco eixos:

– Profissionalização nas áreas específicas do campo do design gráfico: pesquisa e desenvolvimento de projeto gráfico (editorial, videografismo, identidade visual, embalagens e webdesign). Possibilidade de atuação conjunta com a comunicação, produção audiovisual, design instrucional (EaD), webdesign e marketing;

– Domínio do processo metodológico aplicado ao projeto e das tecnologias e materiais gráficos/digitais. Conhecimento dos conceitos de produção gráfica, usabilidade, criação de interfaces gráficas com o usuário e design de interação;

– Conhecimento do setor editorial (impresso/eletrônico): sólida visão relacionada ao mercado de produção de periódicos, cartazes, livros, catálogos, etc. Conhecimentos básicos de marketing aplicado ao design gráfico;

– Sólida cultura visual: e, a partir dela, desenvolver o senso crítico como pré-requisito para a atuação profissional em projetos na área do design gráfico;

– Formação acadêmica teórica e analítica: voltada para a pesquisa do design com bases históricas, sociológicas, antropológicas, filosóficas e culturais alinhada às características locais/regionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sócio- econômico, tornando possível o ingresso em pós-graduações das áreas das artes, da comunicação e do design.

Perfil do profissional
O graduado em Design poderá atuar com pesquisa, planejamento e gestão no processo de criação de produtos, materiais, meios de representação e comunicação, sistemas de utilização (relação com o usuário: ergonomia, semiótica, estética) e contextualização (relação usuário, objeto e meio ambiente: história sociologia e artes).

Forma de ingresso
O estudante precisa concluir o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design para poder se candidatar a vagas do Bacharelado em Design. Por isso, para cursar Design, o candidato precisa escolher Artes e Design no Pism ou Sisu.

São oferecidas 250 vagas anuais para o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, com duração de três anos. Ao conclui-lo, o aluno poderá optar por um dos cinco cursos de segundo ciclo da área, com duração de um ano e meio cada um: Design, Cinema e Audiovisual, Moda, Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais. Cada curso oferece 50 vagas.

Para ingresso nessas vagas do segundo ciclo, o aluno passa por processo seletivo anual, realizado pelo Instituto de Artes e Design. Não existe reserva de vaga no segundo ciclo. O estudante, ao se inscrever no processo seletivo, poderá listar a ordem de prioridade em segunda ou terceira opção caso não seja selecionado na primeira escolhida. O aluno estará apto a se inscrever no segundo ciclo se:

– Possuir o diploma de bacharel interdisciplinar em Artes e Design;

– Ter cursado no primeiro ciclo os 12 créditos obrigatórios das disciplinas características da opção pretendida;

– Apresentar um pré-projeto de pesquisa, conforme modelo adotado pelo IAD.

Os critérios de classificação deverão considerar o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), pré-projeto de pesquisa e, em caso de empate, entrevista.

Plano pedagógico do curso.

Contato
Bacharelado em Design
Instituto de Artes e Design

Secretaria do IAD (32) 2102-3350