Ir para o conteúdo

Artes Visuais

novo_portal_graduacao_artes_visuaisBacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais
Vagas: 100 (50 para o bacharelado e 50 para a licenciatura)
Turno: noturno
Unidade acadêmica: Instituto de Artes e Design
Duração: quatro anos e meio (três anos de Artes e Design e um ano e meio de Artes Visuais)
Formas de ingresso: após conclusão do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
Conceito no Enade: Licenciatura – 5, Bacharelado – ainda não foi avaliado

Apresentação
O bacharel em Artes Visuais poderá atuar como artista autônomo no circuito da produção artística profissional, na formação qualificada de outros criadores ou como pesquisador no universo acadêmico.

O curso de Licenciatura em Artes Visuais visa promover a formação superior de docentes que atuarão como professores de Artes Visuais em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio ou como educadores em museus, galerias de arte e diversos tipos de instituições culturais. O curso visa promover a formação e habilitação de profissionais capacitados para o exercício da docência, comprometido com o processo de formação humana, por meio da pesquisa, produção, reflexão e aplicação do conhecimento artístico.

Atuação profissional
O Bacharel em Artes Visuais poderá atuar como artista autônomo no circuito da produção artística profissional, na formação qualificada de outros criadores ou como pesquisador no universo acadêmico.

No mercado de trabalho este profissional estará apto a aplicar seus conhecimentos específicos em várias funções, tais como: ilustrador, desenhista, pintor, escultor, ceramista, fotógrafo, curador de exposições, produtor e programador cultural, atuando em museus, galerias de arte, instituições e agências culturais públicas ou privadas, escolas de arte e universidades.

Para o licenciado, levando-se em consideração os diversos contextos de atuação do educador de artes, bem como as necessidades e demandas para o desenvolvimento do ensino da arte local, regional ou nacional, as diretrizes política e didático-pedagógicas têm como um dos pilares o eixo epistemológico da cultura e das tecnologias contemporâneas. Busca-se, com esse processo de formação dos futuros professores, contribuir para a reconfiguração do cenário educacional brasileiro, no qual a arte poderá desempenhar um papel primordial na construção de novos modelos socioculturais.

Forma de ingresso
O estudante precisa concluir o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design para poder se candidatar a vagas do Bacharelado em Artes Visuais ou da Licenciatura em Artes Visuais.

São oferecidas cem vagas (50 para o bacharelado e 50 para a licenciatura), selecionadas por meio de processo seletivo anual, realizado pelo IAD. Não existe reserva de vaga no segundo ciclo. O aluno, ao se inscrever no processo seletivo, poderá listar a ordem de prioridade em segunda ou terceira opção caso não seja selecionado na primeira escolhida. O aluno estará apto a se inscrever no segundo ciclo se:

  • Possuir o diploma de bacharel interdisciplinar em Artes e Design
  • Ter cursado no primeiro ciclo os 12 créditos obrigatórios das disciplinas características da opção pretendida
  • Apresentar um pré-projeto de pesquisa, conforme modelo adotado pelo IAD.

Os critérios de classificação deverão considerar o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), pré-projeto de pesquisa e, em caso de empate, entrevista.

Projeto pedagógico do Bacharelado em Artes Visuais
Projeto pedagógico da Licenciatura em Artes Visuais

Contato
Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Artes Visuais
Instituto de Artes e Design (IAD)
Secretaria do IAD: (32) 2102-3350