Ir para o conteúdo

Artes e Design

novoportal_graduacao_artesedesign_Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
Vagas: 250, sendo 125 para cada semestre
Turno: integral
Unidade acadêmica: Instituto de Artes e Design
Duração: três anos
Formas de ingresso: Pism (75 vagas), Sisu (175 vagas) e seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: ainda não foi avaliado

Apresentação
O curso prepara profissionais para o desempenho de ocupações diversas que mobilizam, de modo flexível, conhecimentos, competências e habilidades nos diversos campos das artes e do design. Esta formação permite ao aluno traçar ao longo do curso sua orientação profissional e sua trajetória acadêmica e ainda ingressar em uma modalidade de segundo ciclo nos bacharelados de Artes Visuais, Design, Moda, Cinema e Audiovisual e Licenciatura em Artes Visuais, em que terá a oportunidade de aprofundamento de estudo em uma área específica.

Os profissionais formados no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design e nos Cursos de Bacharelado de segundo ciclo podem exercer várias atividades como de gestores, assessores, pesquisadores, educadores e empreendedores, trabalhando como profissionais liberais ou funcionários de indústrias, estabelecimentos comerciais, escolas, universidades, museus e instituições públicas e privadas ligadas às áreas de cultura, artes, design, moda, cinema, audiovisual, entre outros.

O bacharelado segue uma proposta que permite ao estudante uma adaptação e reorientação de seus interesses profissionais através de uma relação dinâmica de estudos que ocorrem entre o primeiro e o segundo ciclos estabelecidos do seguinte modo:

Primeiro ciclo: com duração de três anos, ao fim dos quais o aluno obtém o título de Bacharel Interdisciplinar em Artes e Design.

Segundo ciclo: com duração de um ano e meio, ao fim dos qual o estudante obtém o título de bacharel em Artes Visuais ou em Cinema e Audiovisual ou em Moda ou em Design ou licenciado em Artes Visuais. O estudante só poderá ingressar nos bacharelados do segundo ciclo, após a conclusão do primeiro (Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design). Esses cursos são oferecidos no período noturno.

No segundo ciclo, são oferecidas 50 vagas em cada curso (Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Moda, Design e Licenciatura em Artes Visuais), por meio de processo seletivo anual, realizado pelo IAD, totalizando as mesmas 250 vagas anuais dos alunos que ingressaram no primeiro ciclo. Não existe reserva de vaga no segundo ciclo, o aluno ao se inscrever no processo seletivo, poderá listar a ordem de prioridade em segunda ou terceira opções caso não seja selecionado na primeira escolhida.

Perfil do profissional
O bacharel interdisciplinar em Artes e Design pode exercer várias funções em estabelecimentos comerciais, indústrias, meios de comunicação, agências de publicidade, escolas, universidades, museus, galerias de arte e outros.

As áreas de atuação incluem: designer de produtos, designer gráfico, webdesigner, designer de multimídia, desenhista, ilustrador, pintor, escultor, ceramista, fotógrafo, curador de exposições, produtor e programador cultural e ainda, a criação e desenvolvimento de produtos ligados ao segmento da moda (design de moda, estamparia, modelagem de roupas, criação de acessórios, coleções, etc.), a criação e desenvolvimento de produtos ligados ao segmento do cinema e audiovisual (produção, roteiro, fotografia, cenografia, montagem, direção e assistência de direção, etc.). Pode-se destacar ainda as atividades de pesquisa em diferentes áreas da produção do conhecimento em artes visuais, design, moda, cinema e áudio visual.

Através do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design os alunos têm a possibilidade de conhecer e experimentar as distintas áreas criativas e, posteriormente, fazer a opção pela continuidade dos seus estudos em cursos de graduação específicos do Instituto de Artes e Design.

 Contato
Instituto de Artes e Design (IAD)
Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design
Coordenação do Curso: (32) 2102-3354
Secretaria do IAD: (32) 2102-3350