Ir para o conteúdo

Arquitetura e Urbanismo

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismonovoportal_graduacao_arquitetura2
Quantidade de vagas:
50 (25 para o primeiro semestre, e 25 para o segundo)
Turno: integral
Unidade acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Duração: cinco anos ou dez períodos
Formas de ingresso: Pism e vestibular que utiliza a nota do Enem – ambos requerem prova de habilidades específicas
Conceito Enade: 3

Apresentação
Tendo em vista o perfil observado dos egressos e as diretrizes curriculares do Ministério de Educação, o curso apresenta o objetivo geral de formar arquitetos comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional, que propõem soluções físicoespaciais que atendam às demandas da sociedade. Em resposta às demandas locais e regionais, pretende-se que o egresso tenha perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas espaciais tanto na escala do edifício como na escala da cidade, com uma visão global, respeitando os princípios legais, éticos, ambientais e culturais tanto dos indivíduos quanto da coletividade. Que seja apto a compreender os diversos aspectos que envolvem a preservação e a conservação do patrimônio material nacional, que respondam aos desafios advindos das transformações tecnológicas através de um arcabouço teórico-instrumental que lhes possibilita adaptar-se às mudanças para atuar de forma criativa, e que sejam afeitos à prática da investigação e da produção de novos conhecimentos.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF distribui-se atualmente no Galpão da Arquitetura e no Bloco A da Faculdade de Engenharia. Algumas disciplinas lotadas em outros departamentos são ministradas nas suas respectivas unidades. No Galpão, situam-se cinco salas de núcleos de pesquisa, laboratório de informática, laboratório de conforto ambiental, sala de aula de desenho, sala de aula de maquete, dois ateliês de projeto, duas salas de aula teórica, Infocentro e Escritório Técnico.

Perfil do profissional
Um grande leque de atividades é atribuído ao profissional, que deverá responder de forma adequada às diversas situações a ele colocadas. Fundamentalmente destacam-se a concepção, desenvolvimento, coordenação, supervisão e orientação de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Dessa forma, o arquiteto e urbanista atua no ambiente, seja no espectro da arquitetura de interiores, na arquitetura propriamente dita, no desenho da cidade e da paisagem, no planejamento urbano, regional, na proteção e conservação de edificações e áreas urbanas protegidas. Compete também ao arquiteto e urbanista, direção, execução e fiscalização de obras, assessoria e consultoria técnica relativas ao espaço.

Contato
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Coordenação do curso: (32) 2102 3403
Departamento de Arquitetura e Urbanismo: (32) 2102-3428
Secretaria do curso: (32) 2102-3359
secretaria.fau@ufjf.edu.br