Ir para o conteúdo

Museus

Memorial da República Presidente Itamar Franco

memorialfrenteInaugurado em dezembro de 2015, o Memorial reúne registros do período da República do Brasil até os dias atuais e acervo documental, mobiliário e artístico sobre a trajetória do ex-presidente Itamar Franco. Mais do que um simples espaço expositivo, é uma casa dinâmica, onde política, economia, cultura, história e arte fazem da imersão ao local uma experiência de conhecimento e reflexão. O espaço guarda cerca de 1.700 objetos pessoais, a biblioteca que pertencia a Itamar, com acervo de sete mil títulos, e mais de 150 mil cartas dirigidas a ele enquanto estava na presidência.

http://www.mrpitamarfranco.com.br/

Museu de Arte Murilo Mendes

MammNo Museu de Arte Murilo Mendes o visitante pode encontrar significativo patrimônio cultural constituído pelo acervo bibliográfico, documental e de artes plásticas relacionado com a obra literária do poeta juiz-forano reconhecido internacionalmente Murilo Mendes e com sua atividade como crítico de arte. O acervo do museu também abriga obras de importantes nomes da arte no contexto do Modernismo, como Pablo Picasso, Joan Miró, Georges Braque, Giorgio De Chirico, Cândido Portinari, Guignard, entre outros.
www.museudeartemurilomendes.com.br

Museu de Malacologia Maury Pinto de Oliveira

malacologiaUm dos maiores acervos do Brasil e de reconhecida referência internacional, o Museu de Malacologia da UFJF reúne mais de 45 mil conchas do mundo inteiro, todas classificadas. Entre elas, exemplares raros e espécies já extintas.O Núcleo de Malacologia comporta museu interativo, laboratórios, sala de microscopia, malacotério, sala de estudos especiais e biblioteca especializada, onde se encontram livros dos séculos XVIII e XIX, com ilustrações originais em xilogravura e desenho.
www.ufjf.br/malacologia

Museu da Farmácia Professor Lucas Marques de Amaral

lucasamaralInaugurado em 1972, o Museu Professor Lucas Marques de Amaral conta a história da farmácia no país. Reúne objetos como potes de porcelana, frascos de cristal gravados a ouro, almofarizes, embalagens, balanças de precisão e outros artefatos, além de fotos, livros raros e coleções científicas luso-brasileiras. Há ainda microscópios do século XIX e relíquias utilizadas pelos farmacêuticos no passado. Embora espaço para pesquisa, conserva o caráter lúdico para despertar a curiosidade.
www.ufjf.br/farmacia/museu

Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia

museudinamicoResponsável pela conservação, pesquisa e divulgação do acervo de documentos e instrumentos históricos, técnicos e científicos do Departamento de Física e da Faculdade de Engenharia da UFJF. Seu acervo, que possui 1.800 objetos tridimensionais identificados, é considerado um dos mais complexos do gênero, sendo referência nacional e internacional. O local ocupa um espaço de 350 metros quadrados no terceiro andar do prédio do Arquivo Histórico da UFJF.
Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia

Museu da Cultura Popular

Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece um eclético acervo de objetos do gênero, em coleções nacionais e internacionais, com destaque para as de cerâmica portuguesa, nordestina e mineira, e as de brinquedos populares, de piões a atiradeiras, além de imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios de vários países. A cultura nacional é representada em seus ofícios, crenças e saberes. A programação baseia-se nas manifestações de cultura popular celebradas a cada período do ano.
Museu de Cultura Popular