Ir para o conteúdo

Espaços de cultura

Cine-Theatro Central

Central-plateiaUm dos dez teatros mais belos do Brasil, o Cine-Theatro Central foi inaugurado em 1929 e se firmou como principal espaço e um dos símbolos da cultura de Juiz de Fora. Colocou a cidade na rota dos grandes artistas do país e do exterior. Em 2004, quando foi adquirido pela UFJF, o espaço foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou por restaurações. Revigorado, o local oferece visitas guiadas, que podem ser agendadas por escolas, turistas ou pessoas da comunidade.

www.theatrocentral.com.br

Centro Cultural Pró-Música

promusicaVoltado para a formação de músicos, pesquisa e preservação da produção colonial brasileira e promoção da interpretação da música antiga com instrumentos de época o Centro Cultural foi criado em 1984. Mantém grupos estáveis, como o Coral, a Camerata Jovem, os Solistas de Câmara e as orquestras. O espaço possui galerias de arte e ainda recebe espetáculos teatrais, shows musicais e de dança.

www.promusica.org.br

Forum da Cultura

ForumO Forum da Cultura, criado em 1971, cumpre o papel de abranger variadas manifestações artísticas e promover o acesso da sociedade às atividades promovidas no local. O casarão, construído como residência no início do século passado, foi vendido, em 1953, à antiga Faculdade de Direito. Em 1960, abrigou a primeira sala de reitor da UFJF. Hoje, o casarão abriga o Centro de Estudos Teatrais/Grupo Divulgação, o Museu de Cultura Popular, a Galeria de Arte e o Coral Universitário.

www.ufjf.br/forumdacultura

Casa de Cultura

casadeculturaO espaço da Casa de Cultura possui galerias de exposição, terminais de computadores com acesso gratuito à internet, filmoteca e salas de vídeo e de leitura, equipadas com televisão e terminais de áudio. Apresenta, ainda, um anfiteatro, uma praça e uma cafeteria, localizados no centro da Casa e responsáveis pela área de vivência. Aberta à comunidade, abriga ainda o Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, com cursos e atividades de extensão.

 

Saguão da Reitoria

saguaoO saguão da Reitoria, no campus, foi transformado em espaço de exposições artísticas, principalmente de fotografias e pinturas, envolvendo nomes já conhecidos no cenário nacional e também oportunizando visibilidade para novos artistas. O Saguão é ainda utilizado para lançamento de livros.