UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Dia Mundial do turismo é dedicado às mulheres

Você está em: Memória > Revista Giro > Edições Anteriores ''Informativo Giro'' > Giro 10 – Setembro 2007 > Dia Mundial do turismo é dedicado às mulheres

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo. Este ano, a Organização Mundial do Turismo (OMT) escolheu como tema para a data “O turismo abre portas para as mulheres”. Com isso, a organização pretende celebrar as conquistas femininas no setor e estimular a igualdade entre os gêneros. Esta data foi instituída, em 1980, quando a adoção dos estatutos da OMT comemorava 10 anos. Deste então, a cada ano, a organização escolhe um tema para marcar a data e cada país celebra da sua forma.
Em Brasília, foi promovida a Primeira Semana Nacional do Turismo do Congresso Nacional, com a premiação de Destaques Femininos no Turismo. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) concedeu à ministra Marta Suplicy o troféu “Mulher Destaque no Turismo”. A solenidade Brasília, e homenageou em torno de 40 personalidades femininas do setor. As homenageadas foram escolhidas pelas comissões de Turismo do Congresso.

“A participação das mulheres no mercado de trabalho tem sido cada vez mais expressiva. No setor, elas fazem seu diferencial como guias, estudantes e comerciárias. E por que não celebrar também a mulher viajante e seu olhar peculiar?”, lembrou Marta, ao parabenizar a iniciativa. “Turismo é o setor que mais emprega no Rio Grande do Norte, e a participação das mulheres é um potencial à parte. Para o estado, a atividade é muito necessária”, explicou a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Farias, também homenageada pela CNC.

O presidente da Confederação Nacional da Confederação Antônio Oliveira Santos também ressaltou a movimentação econômica da cadeia turística: “A atividade turística é muito importante para o país. Ela emprega e traz divisas. O papel das mulheres tem se tornado cada vez mais atuante e merecedor destas homenagens.”
Cerca de 30 mulheres foram homenageadas com o troféu a presidente da Embratur, Jeanine Pires; a presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO); a presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputada Lídice da Mata (PSB/BA); a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), a embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil, a cantora Daniela Mercury, a presidente do Conselho e acionista majoritária da TAM, Maria Claúdia Amaro; a presidente do Blue Tree Hotels, Chieko Aoki; além de representantes do Conselho Nacional do Turismo, secretárias de turismo de alguns estados, representantes classistas, empresárias, jornalistas, membros da academia e trabalhadoras

No senado, foram abertas três exposições. “Artesanato e Turismo nas regiões brasileiras, com o trabalho de mulheres que participam de unidades produtoras de artesanato, premiadas pelo Sebrae, em 2006; “Diversidade regional e as muitas faces da mulher no Turismo”, promovida pelo Sesc e Senac; e “Quarenta Anos da Mulher no Turismo Nacional”, organizada pela Associação Brasileira dos Jornalistas especializados em Turismo.

Em Minas Gerais, a data coincidiu com o I Salão Mineiro de Turismo, com o objetivo de dar maior visibilidade à oferta de produtos e serviços turísticos da região, criar uma consciência de preservação, através do turismo e divulgar os roteiros de Minas no mercado turístico nacional e internacional.

Já em Juiz de Fora, o C.A. do Curso de Turismo montou um estande no calçadão da Rua Halfeld, um dos locais mais movimentados da cidade, chamando a atenção para a profissão de turismólogo e para o Dia Mundial do Turismo. Em outros lugares do Brasil esta comemoração também quis atrair olhares da comunidade e de autoridades. No estado de Sergipe, os profissionais da área fizeram uma passeata para pedir apoio a deputados em favor da regulamentação da profissão de bacharel em Turismo. Na cidade do Rio, estudantes fizeram caminhada ecológica no morro da Urca e entregaram rosas e cartões de boas vindas a turistas.
A OMT, antecipadamente, convida a todos para pensar no próximo Dia Mundial do Turismo, dando sugestões para o tema da data, em 2008, no site www.unwto.org e lutando para o desenvolvimento do setor.

Compartilhe:

    Graduação em Turismo


    Acessos desde 22/04/2015: