UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Reportagem – Intercâmbio premia Turismo

Você está em: Memória > Revista Giro > Edições Anteriores ''Informativo Giro'' > Giro 07 – Maio 2007 > Reportagem - Intercâmbio premia Turismo

No mês de abril, a Universidade Federal de Juiz de Fora abriu um edital para os alunos interessados em estudar em universidades estrangeiras. Beatriz Gomes Coelho, 5ºP e Cíntia Penha de Oliveira, 6ºP do curso de turismo foram selecionadas, uma para Salamanca e a outra para Porto.
Outros alunos também foram selecionados para as Universidades do Colorado College (Estados Unidos), Kanda (Japão), Passau (Alemanha), Porto (Portugal) e Salamanca (Espanha) para estudarem durante o período de inverno 2007/2008 (www.cri.ufjf.br). Cada um vai escolher as disciplinas que deseja cursar dentre a extensa lista de opções, podendo ou não ser da sua área de atuação, além de matérias relacionadas ao ensino do idioma do país de destino. O aluno que vai, já sabe bem o que deseja, quais são seus objetivos de estudos e pesquisas, podendo assim aproveitar ao máximo as oportunidades.
Segundo Rossana, Coordenadora da CRI, “as relações internacionais pretendem identificar universidades estrangeiras com formação de excelência nas múltiplas áreas relacionadas à atividade turística e fomentar o estabelecimento de intercâmbios e colaborações de pesquisa com essas instituições. Isso significa também criar oportunidades para o curso de turismo da UFJF receber estudantes e professores de outros paises”.
O programa de intercâmbio acadêmico para docentes-pesquisadores e estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação, é muito importante por ser uma estratégia para o crescimento institucional e qualificação das atividades acadêmicas no âmbito internacional. E é claro, a experiência não é só profissional, mas para a vida toda. O programa proporciona à pessoa a possibilidade de se ter um segundo idioma fluente, interação cultural e um maior entendimento a respeito das relações de globalização, o que é muito enriquecedor no mercado atual.
Uma outra vantagem para o curso de turismo é a inserção de alunos e professores em projetos da CRI, como a participação do professor Marcelo Carmo Rodrigues, que coordenou uma mostra de comida e cultura mineira no primeiro evento de recepção aos estrangeiros da UFJF, e dos alunos de turismo Mário Henrique Sant`Ana da Silva, 8ºP e Marion V. Gehring, 7ºP, bolsistas de treinamento profissional da CRI. Uma outra meta é criar, em parceria com o curso de turismo, um programa de recepção e acolhida aos estudantes estrangeiros.
Além dos programas da própria UFJF, as agências de intercâmbio da cidade oferecem diferentes oportunidades. Para alunos de graduação ou pós-graduação, existem os programas de trabalho temporário, no qual, no período de férias, o aluno trabalha durante quatro meses em outro país. Para os alunos já formados existem os programas de trainee e de estágios, que proporcionam um avanço profissional, já que ele pode trabalhar na sua área. Uma outra opção são os programas para cursos de idioma, estes sem restrição, podendo ser feitos por qualquer pessoa, com qualquer nível de conhecimento sobre o idioma, já que a intenção é justamente estudá-lo.
Para os alunos e profissionais de turismo esta experiência é ainda mais importante. As agências de intercambio World Study e IE Intercâmbio no Exterior, recebem, por ano, uma grande procura dos alunos desta área. Eles concordam que a experiência é enriquecedora para todos mas, principalmente, para os futuros ou atuais turismológos, devido ao contato direto com a profissão. Nos programas para trabalho, a maioria dos empregos está diretamente ligada ao turismo. São hotéis, estações de ski, restaurantes, entre outros, que possibilitam o trabalho em empresas do ramo, o contato com a conversão de moedas, além de vários idiomas diferentes, já que o intercâmbio é feito em cidades turísticas e em alta temporada, fazendo com que o trabalhador se encontre com pessoas do mundo inteiro.

<!– **** FOTOS QUE DEVEM SER TROCADAS Alemanha 01 Alemanha 02 Alemanha 03 Alemanha 04 Alemanha 05 Alemanha 06 –>

Compartilhe:

    Graduação em Turismo


    Acessos desde 22/04/2015: