UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Reportagem – Turismo participa pela primeira vez do ENADE

Você está em: Memória > Revista Giro > Edições Anteriores ''Informativo Giro'' > Giro 02 - Agosto 2006 > Reportagem - Turismo participa pela primeira vez do ENADE

Os cursos de Turismo de todas as instituições de ensino do país participarão, pela primeira vez, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Coordenação do Curso de Turismo da UFJF tem até o dia 31 de agosto para enviar as duas listas com a relação dos alunos concluintes e ingressantes para que o MEC possa sortear os alunos. A coordenação também fará ampla divulgação dos alunos selecionados, por meio do site (www.turismo.ufjf.br) e dos dois murais do curso no ICH.

“Vamos para o Enade com força total!! Temos condições de obter o conceito máximo, apesar das dificuldades que enfrentamos hoje no curso. Depositamos toda a confiança nos nossos alunos que, tenho certeza, vão se empenhar, ao máximo, para que o nosso curso se posicione bem entre os demais no Brasil, o que vai valorizar o diploma de cada aluno e valorizar a nossa Universidade. A UFJF já está bem posicionada no país: dos 15 cursos que fizeram o Enade, em 2005, oito receberam conceito 5 (nota máxima), seis nota 4 e um conceito 3″, comenta Alice Arcuri, Coordenadora do Curso de Turismo.

Luciana Carneiro Moreira, que acabou de se formar no curso de Turismo da UFJF, conta que essa avaliação vai ser muito boa para o currículo e que sua expectativa é grande. “O curso de Turismo da UFJF já foi aprovado pelo MEC logo de cara e depois disso ele melhorou e muito. Isso prova que as notas poderão ser muito boas, dando um bom conceito para o curso”. A aluna ainda comenta que o Enade será muito bom, pois vai dar uma base para comparar o curso de Turismo da UFJF com os das outras instituições .

O INEP divulgará a lista dos estudantes selecionados pelos procedimentos amostrais para participação no Enade 2006 a partir do dia 25 de setembro de 2006, e os respectivos locais onde serão aplicadas as provas a partir do dia 30 de outubro de 2006. Quem for selecionado, deverá fazer, obrigatoriamente, a prova do Enade 2006, que será aplicada no dia 12 de novembro de 2006, com início às 13 horas, em Juiz de Fora (MG), conforme consta no cadastro da IES no Sistema Integrado de Educação Superior (SIEd-Sup).

São considerados ingressantes aqueles que fizeram até 20% do currículo do curso até 01 de agosto (neste caso, não fazem o Enade os alunos que estão terminando agora o 1º período, pois as notas foram liberadas em 25 de agosto, e os que vão ingressar no curso, no 1º período, a partir de 18 de setembro). São considerados concluintes os alunos que fizeram de 80 a 100% do curso, até 01 de agosto, o que inclui os atuais graduandos do 1º semestre de 2006.

 

QUEM PARTICIPA DO ENADE?

De acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, Art. 5º, § 5º: o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento. Ficam dispensados do Enade 2006 os estudantes que colarem grau até o dia 18 de agosto de 2006 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2006, em instituição conveniada com a instituição de educação superior de origem do estudante.

Compartilhe:

    Graduação em Turismo


    Acessos desde 22/04/2015: