UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

A Semana

Você está em: Eventos > Eventos > 10° Semana do Turismo > A Semana

A Semana: objetivo e horizontes…

A Semana do Turismo da UFJF tem por objetivo qualificar a graduação por meio de troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores de diversos cursos de turismo de Juiz de Fora e região e demais cursos das ciências sociais aplicadas, bem como a ampliação de horizontes teóricos e práticos e vivências interpessoais para os discentes. São desenvolvidas reflexões sobre algum tema, buscando-se visões diferenciadas, articulação do tema central com outros transversais e atividades práticas, com vistas ao aprendizado profissionalizante. È o principal evento técnico-científico da área em Juiz de Fora e região da Zona da Mata Mineira e é organizado, anualmente, pelo Curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Em 2018, será realizada a 10ª Semana do Turismo, com o tema “Turismo e Crise”, cuja programação inclui conferências, minicursos, mostra acadêmica e rodas de conversa com instituições públicas e com empresários, visando promover análises transversais com as diversas áreas do conhecimento, sobretudo com as ciências sociais aplicadas. Esse tema principal se desdobra em subtemas transversais, de maneira a pensar a crise sob diversos aspectos: econômico, identitário, social, ambiental e também as relações de poder, inclusão e exclusão que perpassam a atividade turística.

No Turismo, nesses tempos de crise, a parceria pública e privada tende a ser muito positiva. É preciso entender que as atuações não se sobrepõem, mas se complementam. Ao poder público compete a elaboração das políticas, a manutenção da ordem social e do progresso econômico, a salvaguarda do patrimônio natural e cultural entre outras ações que dependem dele para acontecer. Ao privado, cabe levantar demandas, exigir implantações, assistir ações, enfim, corroborar e assumir protagonismos para o desenvolvimento da atividade. Esta parceria permite às instituições públicas e organizações serem mais resistentes no enfrentamento das situações adversas, tomando decisões para superar e vencer as adversidades. Para a gestão de destinos turísticos, que envolve as dimensões pública e privada, adotar/incorporar novos processos de gerenciamento, novos conhecimentos e ações inovadoras torna o setor do turismo mais preparado para atuar em situações de crises ambientais, sociais, políticas e econômicas.

 

Compartilhe:

    Graduação em Turismo


    Acessos desde 22/04/2015: