UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Lançamento Livro

Você está em: Eventos > Eventos do Curso > Eventos de 2018 > 10° Semana do Turismo > Lançamento Livro

Marta Irving lança livro na 10ª Semana do Turismo

A Profª Drª Marta de Azevedo Irving ** vai lançar seu último livro, na abertura da 10ª Semana do Turismo, organizada pelo Curso de Turismo da UFJF, dia 01 de outubro de 2018, a partir de 19 horas, no hall dos anfiteatros do Instituto de Ciências Humanas. Os organizadores do livro “TURISMO: RESSIGNIFICANDO SUSTENTABILIDADE” são Marta Irving, Júlia Azevedo e Marcelo Lima, publicado, em 2018, pela Editora Folio Digital – Letra e Imagem, do Rio de Janeiro.
Este livro representa um desdobramento de uma obra publicada originalmente, em 2002, intitulada “Turismo: o desafio da SUSTentabilidade”, iniciativa conjunta de um grupo de pesquisadores, vinculados a diversas áreas de conhecimento e engajados na discussão teórica sobre turismo e sua práxis. O livro foi escrito em um momento no qual essa discussão no Brasil estava sendo apenas iniciada, a partir de uma inquietação comum: como avançar em planejamento turístico em bases sustentáveis, a partir do reconhecimento do valor estratégico do Brasil como palco privilegiado de expressão de uma diversidade biológica e cultural sem precedentes? E como contribuir para a consolidação do Brasil como um destino turístico diferenciado e ético no plano global, em uma sociedade contemporânea ávida por viagens, mas também por simulacros e virtualidades?
Dezesseis anos depois, esse debate se ampliou de forma marcante no plano internacional e também no país. Inúmeros novos títulos em português foram incorporados ao mercado editorial, os cursos de graduação em turismo e os de pós-graduação interdisciplinares se multiplicaram, e a sociedade brasileira se transformou, em resposta às questões globais e às suas próprias demandas de desenvolvimento.
Na bagagem, a professora Marta Irving traz um segundo livro, “TURISMO, ÁREAS PROTEGIDAS E INCLUSÃO SOCIAL: diálogos entre saberes e fazeres”. Além de Marta Irving, são organizadoras do livro Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues, Andrea Rabinovici e Helena Araújo Costa, lançado, em 2015, pela Editora Folio Digital – Letra e Imagem, do Rio de Janeiro. Estão na essência desse livro, as noções de cooperação, redes e participação, que resulta de um amplo processo de cooperação para a pesquisa aplicada em rede e compõe o escopo da Rede Turismo, Áreas Protegidas e Inclusão Social (TAPIS), criada em 2005.

** Marta de Azevedo Irving é professora Titular da UFRJ, doutora em Ciências pela USP, com quatro pós-doutorados na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e no Departamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu de História Natural de Paris. No exterior, é pesquisadora convidada do Departamento de Geografia da Universidade de Santiago de Compostella, Espanha e do Departamento Homens, Naturezas e Sociedades do Museu de História Natural da França. Já no Brasil, é pesquisadora do Programa Eicos de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (IP/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do CNPq. Em 2012, foi premiada com a L’Ordre de Chevalier des Palmes Académiques, do Ministério das Relações Internacionais da França.

Compartilhe:

    Graduação em Turismo


    Acessos desde 22/04/2015: