UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre Juiz de Fora

Você está em: Hospedagem > Sobre Juiz de Fora

jf1

Juiz de Fora situa-se no estado de Minas Gerais, na região da Zona da Mata Mineira, sendo a quarta maior do Estado, com uma população de 509 mil habitantes. É uma das cidades brasileiras com melhores índices de qualidade de vida. Seu clima Tropical de Altitude (Cwa, segundo a Classificação Koeppen) apresenta duas estações bem definidas: uma, que vai de outubro a abril, com temperaturas mais elevadas e maiores precipitações pluviométricas, e outra de maio a setembro, mais fria e com menor presença de chuvas.

Atualmente é o principal pólo universitário, industrial, cultural e de serviços do sudeste de Minas Gerais. Sua área de influência se estende por toda a Zona da Mata, uma pequena parte do Sul de Minas e também do Centro Fluminense. Chegou a ser chamada de Manchester Mineira à época em que seu pioneirismo na industrialização a fez a cidade mais importante do estado. Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo, e Juiz de Fora só conheceu novo período de desenvolvimento a partir da década de 1960.

Graças a sua localização privilegiada entre três capitais de estados do Brasil (a 272 km de Belo Horizonte, 184 km do Rio de Janeiro e 506 km de São Paulo), Juiz de Fora é um ponto estratégico do turismo de eventos e negócios. Além disso, oferece um efervescente circuito cultural, artístico e gastronômico, onde se incluem museus, teatros, bares, restaurantes e uma agitada vida noturna, com um diferenciado leque de opções para as mais variadas exigências.

XI SIMMEC / EMMCOMP 2014