UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: Histórico

O primeiro SIMMEC foi organizado em 1991 na Escola de Engenharia da UFMG, pelo Departamento de Engenharia de Estruturas, com o propósito de congregar pesquisadores e profissionais de Minas Gerais trabalhando na área de Mecânica Computacional. Extrapolando as expectativas iniciais, o simpósio teve dois dias de discussões de especialistas de todo o país, sendo precedido de um workshop de Computação de Alto Desempenho e Adaptatividade. Foram apresentados 64 trabalhos, contando também com ativa participação de empresas e centros de pesquisa de Minas Gerais. A partir da experiência desse Simpósio, foi assumido o compromisso de se organizar um novo SIMMEC nos anos seguintes. Neste sentido, foi realizado o II SIMMEC em conjunto com XV Congresso Ibero Latino-Americano de Métodos em Engenharia (CILAMCE), também na Escola de Engenharia de UFMG em 1994, contando com pesquisadores de todo o país e com a apresentação de cerca de 190 trabalhos.


Em 1998, foi a vez da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) sediar a terceira edição do SIMMEC, contando com a apresentação de 58 trabalhos. A partir deste ano, o evento ganhou regularidade bienal. A quarta edição foi realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2000, tendo sido apresentados 80 trabalhos. Em 2002, realizou-se o V SIMMEC, promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quando foram apresentados 50 trabalhos. A sexta edição do simpósio foi promovida pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no ano de 2004, tendo sido apresentados mais de 60 trabalhos.


Desde a sétima edição, realizada em Araxá e promovida pelo CEFET-MG, o evento assumiu oficialmente proporção nacional, deixando de ser o Simpósio Mineiro de Mecânica Computacional para se tornar o Simpósio de Mecânica Computacional. Tal mudança refletiu a evolução deste evento que, ao longo de suas últimas edições, recebeu cada vez mais a participação de colaboradores de todo o Brasil. O oitavo SIMMEC ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) no ano de 2008, com a apresentação de 90 trabalhos. Em sua nona edição, realizada pela UFSJ em 2010, foram apresentados mais de uma centena de artigos sobre diversos temas da Mecânica Computacional. O ultimo SIMMEC, em sa décima edição, organizado e promovido pela UFMG no ano de 2012, confirmou a abrangência nacional do evento, com a participação de trabalhos desenvolvidos em diversas Instituições nacionais.


O Simpósio de Mecânica Computacional (SIMMEC) completará 23 anos em 2014, e a  Universidade Federal de Juiz de Fora, com o apoio da Associação Brasileira de Mecânica Computacional (ABMEC), estará promovendo e organizando o XI SIMMEC. Participam de sua organização professores do Departamento deMecânica Aplicada e Comptacional, do Departamento de Ciência da Coputação, e também do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC).

Histórico SIMMEC
I SIMMEC 1991 UFMG Belo Horizonte-MG
II SIMMEC 1994 UFMG Belo Horizonte-MG
III SIMMEC 1998 UFOP Ouro Preto-MG
IV SIMMEC 2000 UFU Uberlândia-MG
V SIMMEC 2002 UFJF Juiz de Fora-MG
VI SIMMEC 2004 UNIFEI Itajubá-MG
VII SIMMEC 2006 CEFET-MG Araxá-MG
VIII SIMMEC 2008 PUC-MG São João del Rei-MG
IX SIMMEC 2010 UFSJ Itajubá-MG
X SIMMEC 2012 UFMG Belo Horizonte-MG
Histórico EMMCOMP
I EMMCOMP 2011 UFJF Juiz de Fora-MG

XI SIMMEC / EMMCOMP 2014