UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mesa Redonda 3

Você está em: Programação > Mesas Redondas > Mesa Redonda 3

Dia 22 de Novembro de 2013 (sexta-feira)

14:00 às 17:00

MESA REDONDA 03 – “Música Popular e Metodologias de Pesquisa”

A ênfase analítica no domínio dos estudos em música popular vem se modificando ao longo do tempo. Se em determinado momento na história houve a disputa entre uma hermenêutica “internalista”, que incidia sobre os versos das canções e/ou as estruturas musicais, com uma análise configurada como “externalista”, que dava preferência apenas aos pertencimentos sociais e à estruturação sócio-histórica dos agentes estudados do campo musical, na atualidade verifica-se tentativas de ultrapassagem desses obstáculos epistemológicos. Esta sessão procura problematizar essas questões com base em reflexões provenientes de pesquisas empíricas desenvolvidas pelos participantes.

Coordenador: Prof. Dr. Dmitri Cerboncini Fernandes – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – “O discurso sobre a Música Popular em dois planos de análise”.

Prof. Dr. Carlos Sandroni – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – “Reflexões sobre etnografia e análise na pesquisa musical”

Prof. Dr. João Miguel Sautchuk – Universidade Federal do Piauí (UFPI) – “Sobre o aprendizado como estratégia de pesquisa na etnomusicologia: retornando ao tema a partir do repente nordestino”.

Prof. Dr. Felipe Trotta – Universidade Federal Fluminense (UFF) – “Territorialidades e hierarquias nas músicas periféricas de massa”.

 

Voltar

I.º Simpósio Internacional Música e Ciências Sociais – UFJF