UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mesa Redonda 2

Você está em: Programação > Mesas Redondas > Mesa Redonda 2

Dia 21 de Novembro de 2013 (quinta-feira)

14:00 às 17:00

MESA REDONDA 02 – “Música instrumental e mediações conceituais nas ciências sociais”

Quais instrumentos de análise utilizar nas ciências sociais para apreender fenômenos tão fugidios como a música instrumental? Quais os caminhos possíveis a se trilhar para refletir conceitualmente sobre objetos que possuem uma linguagem própria, codificada, distinta da linguagem comum? Pesquisadores que lidaram com esta questão debaterão os métodos empregados, bem como as dificuldades e soluções encontradas nesta tarefa: dar proeminência à análise “interna”, de difícil compreensão ao leigo, ou render-se à “externalidade” do objeto por meio da visualização de vivências, trajetórias etc.? Como mesclar os dois caminhos?

Coordenador – Prof. Dr. Frederico Barros – Universidade de São Paulo (USP) – “Sociologia da música – entre o rigor historicista e a crítica de arte”.

Prof.ª Dr.ª Marina Bay Frydberg – Universidade Federal Fluminense (UFF) – “’E chore quem quiser chorar’: Uma experiência etnográfica do ensino da música popular”.

Prof. Dr. Cacá Machado – Universidade de São Paulo (USP) – “Música, História e Literatura em torno da obra de Ernesto Nazareth (1863-1934)”.

Prof. Dr. Charles Kirschbaum – Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER) – “Categorias e Redes na Evolução do jazz: a sobreposição de sidemen entre bandas entre 1930 e 1969”.

 

Voltar

I.º Simpósio Internacional Música e Ciências Sociais – UFJF