UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mesa Redonda 1

Você está em: Programação > Mesas Redondas > Mesa Redonda 1

Dia 20 de novembro de 2013 (quarta-feira)

14:00 às 17:00

MESA REDONDA 01 – “Estabelecidos e outsiders na música popular brasileira”

Esta sessão visa a problematizar as fronteiras sociais que se erigem diferenciando estilos musicais em termos hierárquicos. O vínculo de tais classificações – brega versus sofisticado, popularesco versus refinado, autêntico versus inautêntico, comercial versus desinteressado, alienado versus engajado etc. – com o pertencimento de classe dos produtores e/ou consumidores desses estilos, bem como as possibilidades de análise dos marcadores e indícios do processo de sublimação simbólica que transfigura questões sociais em pertencentes ao meio musical serão objeto de análise dos debatedores.  

Coordenador – Prof. Dr. Gustavo Alonso – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – “O sertanejo universitário e o Brasil dos anos 2000”.

Prof. Dr. Fernando Rodrigues – Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – “Funções erótico-dançantes em gêneros musicais contemporâneos e as diferenciações do divertimento nas periferias brasileiras”.

Prof. Dr. Elder Maia – Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – “Criação, mercado e canção: o baião e as condições de possibilidade da sua tradicionalização e nacionalização”.

Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – “Modernizar o passado, regionalizar o global: antropofagia musical brasileira em três tempos”.

 

Voltar

I.º Simpósio Internacional Música e Ciências Sociais – UFJF