Fechar menu lateral

Ginástica Laboral para os servidores

Em 2014 o Setor realizou um inquérito com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico e de saúde dos técnicos administrativos em educação da UFJF-GV. Dessa forma, verificou-se que 47,6% (n=40) procuram o serviço de saúde somente quando apresentam alguma doença e 48,8% (n=41) dos servidores não praticam atividade física.

O SIAPE-SAÚDE é o módulo do sistema do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que registra as licenças para tratamento de saúde dos servidores públicos federais. Nessa perspectiva, verificou-se por meio destes registros que o Campus Avançado de Governador Valadares tem apresentado um número considerável de afastamentos dos servidores para tratamento de saúde, estando em terceiro lugar no ranking de atestados médicos por Unidade Organizacional (UORG). Corroborando com esse achado, constata-se que entre as principais causas de afastamento dos servidores estão relacionadas às doenças osteomusculares.

Investir na qualidade de vida dos trabalhadores se constitui uma das principais ações para a prevenção de problemas oriundos do exercício laboral que, em condições inadequadas, podem ocasionar, pelo excessivo ritmo de trabalho, grandes males à saúde dos colaboradores.

Diante do exposto o SIASS percebeu a necessidade de implantar um projeto que contribuísse com a melhoria da qualidade de vida dos servidores, bem como sensibilizá-los quanto à importância da adoção de um estilo de vida saudável.  Portanto, foi criado o projeto UFJF-GV em Movimento em parceria com o Departamento de Educação Física, que consiste na implantação da Ginástica Laboral no âmbito do Campus de Governador Valadares.