UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Central de Atendimento

A Central de Atendimento

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Central de Atendimento (CAT) é um órgão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado na reitoria do campus de Juiz de Fora, que realiza o contato mais próximo com a comunidade acadêmica, com os servidores e a comunidade externa. A Central possui a função de intermediadora, a fim de centralizar e facilitar os atendimentos presenciais de vários setores da universidade. Desse modo, os interessados não precisam percorrer todo o campus para obter serviços que a instituição oferece, podendo obtê-los em um único lugar.

Além dos atendimentos de serviços, a Central de Atendimento é o foco do público para informações sobre toda a universidade e também o auxílio em casos de dúvidas ou problemas. Se em alguma hipótese não puder solucionar, ela deverá sempre procurar encaminhar a outro setor, que possa resolver a demanda.

Serviços oferecidos

– Retirada de documentos:

Documentos podem ser retirados na Central de Atendimento, apenas pelo interessado ou por terceiros mediante apresentação de procuração. A emissão de documentos está sujeita a prazos, que são estipulados pelo setor da UFJF que é responsável por emiti-los. Caso seja necessária, para o usufruto de algum dos serviços oferecidos pela Central, a autenticação de documentos, o interessado deve levar o documento original junto à cópia a ser autenticada. A autenticação é feita no ato e sem custos.

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA)

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CDARA é o órgão da UFJF responsável pela emissão e registro de documentos acadêmicos da Universidade, tanto da graduação quanto da pós-graduação. Ela não realiza atendimentos presenciais, cuja função foi delegada à Central de Atendimento. Emite:

  • histórico escolar; segunda via de histórico; fotocópia de histórico; histórico de pós-graduação; histórico de abandono, desistente, jubilado ou transferido; histórico de disciplina isolada; histórico veredas (históricos entregues na Faculdade de Educação);
  • atestado de vínculo (em curso e trancado); atestado de integralização; atestado dedesligamento; atestado de reconhecimento de curso de graduação; atestado de previsão de colação de grau;
  • critério de promoção;
  • ementas ou programas de disciplinas;
  • certidão de registro de diploma;
  • atualização do nome que consta nos registros; correção de dados cadastrais;
  • grade curricular dos cursos da UFJF;
  • cálculo do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA);
  • Guia de Transferência de alunos;
  • dilatação ou prorrogação da dilatação do curso, cancelamento de curso, reintegração de curso;
  • trancamento de matrícula no curso, trancamento de matrícula em disciplina, trancamento de matrícula excepcional, destrancamento (ou reingresso);
  • transferência;
  • preenchimento de vagas ociosas; ingresso de excedentes, reinscrição, mudança de curso; inscrição em segundo curso de graduação, ingresso como graduado;
  • Ingresso para obtenção de nova habilitação ou modalidade;
  • matrícula em disciplinas isoladas;
  • ingresso de refugiados;
  • revalidação de diplomas de estrangeiros;
  • aproveitamento de créditos;
  • emissão de certificados de graduação, especialização, MBAs, mestrados e doutorados;
  • emissão de segunda via do diploma de graduação ou pós-graduação;
  • alteração de informações que constam no diploma;

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

Pró-Reitoria de Graduação emite os seguintes certificados:

  • monitoria;
  • Programa de Educação Tutorial (PET);
  • Grupo de Educação Tutorial (GET);
  • monitoria júnior;
  • Coordenação de Graduação;

Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq)

Pró-Reitoria de Pesquisa emite os seguintes certificados:

  • relator final/parcial de bolsa;
  • certificado de conclusão de Bolsa de Iniciação Científica;
  • certificado de participação e de menção honrosa;
  • certifica do premiação;

Pró-Reitoria de Extensão (Proex)

O aluno que tenha concluído um projeto de extensão pode solicitar um Certificado de Conclusão do Projeto à Proexc.

Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH)

Os principais serviços de atendidos pela Central de Atendimento em nome da ProRH são:

  • – recadastramento de aposentado ou pensionista;
  • – certificado de capacitação;