História

O Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT) foi criado na Faculdade de Engenharia da UFJF em 1999 e institucionalizado como órgão suplementar à Universidade em 2001. Durante os primeiros anos de funcionamento, ocupou a Faculdade de Engenharia e, desde junho de 2007, funciona nos fundos do Arquivo Histórico da UFJF.

O objetivo de sua criação foi preservar e divulgar o acervo de ciência e tecnologia, tanto da parte documental como instrumental. O MDCT é o responsável pela guarda, conservação, pesquisa e divulgação do acervo documental e dos instrumentos históricos, técnicos e científicos do Departamento de Física e da Faculdade de Engenharia da UFJF.

Acervo

São expostos no museu, ao longo do ano, cerca de 1800 instrumentos de ciência e tecnologia e 15 mil documentos históricos da Faculdade de Engenharia.

Visitações

O MDCT possui uma média de 250 a 300 pessoas por mês, que apreciam as exposições temáticas, cujos temas são definidos pela direção do museu. Qualquer pessoa pode visitar as exposições permanentes e, além disso, escolas da rede pública e privada de ensino podem realizar visitas agendadas que duram em torno de 45 minutos. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia
Av. Getúlio Vargas, nº 763 – Centro