Este projeto tem como objetivo aumentar a transparência dos dados governamentais através da criação de um “data set” com informações coletadas de diferentes fontes, contribuindo com a nova rede de dados. O projeto visa fornecer dados úteis, abertos, padronizados, reutilizáveis e ligados a dados de outras fontes. Para criação de uma base com dados de políticos brasileiros e outros dados governamentais, é necessário coletar informações de diversas fontes, agrupá-las e transformá-las em formato de dados ligados.

Como fontes de dados, são utilizados o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a página do Senado Federal, o portal da Câmara dos Deputados, o a página da ong Políticos Brasileiros, a página Ficha Limpa e o projeto Excelências da página Transparência Brasil. São coletados dados pessoais, dados da eleição, divulgação de bens, dados parlamentares, lideranças, missões, mandatos, afastamentos, pronunciamentos, comissões, proposições e ocorrências.

O projeto é destinado ao cidadão brasileiro, no seu direito à informação pública, e a desenvolvedores de aplicações web que necessitem de dados abertos para realizar análises ou cruzamento de informações para novas aplicações.

Site: http://www.ligadonospoliticos.com.br/
Telefone: (32) 2102-3319 (GET – Ciência da Computação)
Mensagem eletrônica: http://ligadonospoliticos.com.br/?pag=contato