A Casa de Cultura é espaço acadêmico da UFJF, vinculado administrativamente à Faculdade de Serviço Social, aberto à comunidade e vocacionado para o desenvolvimento de atividades de extensão sobre Gerações, Trabalho e Cultura e Território e a Cidade.

O espaço tem galerias de exposição, terminais de computadores com acesso gratuito à internet, filmoteca e salas de vídeo com aproximadamente 30 lugares e de leitura – equipadas com televisão e terminais de áudio. Há, ainda, um anfiteatro, uma praça e uma cafeteria, localizados no centro da Casa e responsáveis pela área de vivência.

Polo de Enriquecimento Cultural da Terceira Idade

O Polo de Enriquecimento Cultural para a terceira idade da Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece diversos cursos de extensão para a terceira idade, dentre os quais estão o curso de Medicina Chinesa e o Curso de Pilates.

  • Curso de Medicina Chinesa: A medicina tradicional chinesa, segundo especialistas, é muito mais do que uma prática médica, pois busca compreender os fatores que propiciam ao indivíduo o seu desequilíbrio energético e tenta estabelecer a fluidez energética obtendo o equilíbrio. O curso tem por objetivo ampliar o conhecimento das aplicações e sua eficácia. Dentre os temas abordados estão: Acupuntura, Acupuntura estética, Ventosa, Moxabustão, Shiatzu, Fitoterapia Chinesa, Tai Chi Chuan, Qui gong e Tui ná.
  • Pilates: é um exercício voltado para o enrijecimento, buscando melhorar a postura e a respiração, adquirir definição do corpo, alongamento e consciência corporal. O método Pilates é constituído por seis princípios específicos para promover a integração entre corpo, mente e espírito: concentração, centro de força, fluidez, precisão, respiração e controle dos movimentos. As aulas são ministradas por um professor de educação física.

Casa de Cultura da UFJF
Av. Barão do Rio Branco, 3372, Centro – Juiz de Fora – MG
Telefone: (32) 3215-4694
E-mail: secretaria.casa@ufjf.edu.br