UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Normas para envio de trabalhos

Você está em: Normas para envio de trabalhos

_________________________________________________________________________________________

 

Artigos aprovados para apresentação no  Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora e posterior publicação nos Anais

 

_________________________________________________________________________________________ 

 

Os trabalhos a serem submetidos para apresentação serão exclusivamente na modalidade de comunicação oral, divididas por áreas temáticas e deverão ser encaminhados ao e-mail do Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora até o dia 31 de agosto (prazo prorrogado)  de 2017 (vseminariointernacional2017ss@yahoo.com). O número de trabalhos aprovados será limitado a 24 trabalhos por eixo temático.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO (deverá ser encaminhada, juntamente com o trabalho, para o email vseminariointernacional2017ss@yahoo.com)

 

Cada pesquisador/a poderá submeter até 02 (dois) trabalhos, podendo ser 01 individual e 01 coletivo, 02 individuais ou 02 coletivos, na modalidade apresentação oral, desde que em áreas temáticas diferentes. O limite de autores para um mesmo artigo é até 04 (quatro).

 

Os eixos temáticos são àqueles relacionados abaixo:

 

Eixos temáticos para envio dos trabalhos:

 

Ofensiva do capital e as formas de exploração/opressão das minorias e as lutas sociais:

. As expressões da exploração/opressão de classes no contexto da ofensiva do capital;

. A ofensiva do capital e as questões das minorias e suas lutas sociais.

 

Exploração de classe/raça e etnia e as lutas sociais:

. A questão racial e suas formas de resistência no contexto da ofensiva do capital;

. A questão étnica e as resistências dos sujeitos coletivos no contexto da ofensiva do capital;

. O processo de migração e imigração no Brasil e seus impactos para a classe trabalhadora.

 

Exploração de classe/gênero e sexualidade e as lutas sociais:

. Os direitos sexuais e reprodutivos na contemporaneidade;

. A divisão sexual do trabalho e os impactos para a classe trabalhadora;

. Organização e luta dos sujeitos coletivos.

 

Serviço Social no mundo e os movimentos sociais:

. Ofensiva do capital, movimentos sociais e o Serviço Social no mundo;

. Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil e América Latina;

. O Serviço Social e sua interlocução com os movimentos sociais no Brasil e na América Latina

 

Todos os trabalhos deverão ser apresentados por pelo menos um dos autores inscritos.

 

Orientações para o envio dos trabalhos para apresentação em comunicação oral:

Devem obedecer ao seguinte formato:

a) A primeira página do trabalho deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, até 15 palavras. Na parte direita, após o título do trabalho deverá constar o nome dos autores e em  nota de rodapé sua identificação (profissão, vínculo institucional e título acadêmico, professor orientador (quando for o caso), e-mail) e a vinculação a um eixo temático.  RESUMO de até 100 palavras em português, com a indicação de três a cinco palavras-chave, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o inglês (ABSTRACT), com as respectivas palavras-chave (Keywords). O envio dos trabalhos deverá ser feito em dois documentos com formatos distintos, um em Word com identificação dos autores e outro em PDF sem identificação.

 

Os trabalhos enviados com o preenchimento incorreto conforme os itens a seguir, serão desclassificados: a) identificação do autor no formato inadequado, b) ausência do resumo/abstract e das palavras-chave e o número de páginas acima do solicitado.

 

b) Os trabalhos, de no mínimo 8 e no máximo 12 páginas, devem ser digitados com utilização de editores Word for Windows 6.0 ou 7.0, fonte Arial, corpo 11, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 9 e espaço simples para citações longas, margens direita, esquerda, superior e inferior 2,5cm.

 

c) O texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.

 

d) Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas) exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;

 

e) Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção.

 

f) As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), que possam compor os trabalhos, deverão ser restritas ao mínimo indispensável, e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos.

 

g) Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela.

 

h) Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente seguidos do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco.

 

i) As citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas.

 

j) As REFERÊNCIAS, ao final do trabalho, deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.

 

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS:

 

Todos os trabalhos submetidos ao V Seminário Internacional para apresentação em comunicação oral  serão selecionados pela Comissão Organizadora com base em pareceres emitidos por pareceristas ad hoc que avaliarão os trabalhos considerando o seu mérito científico, de acordo com os seguintes critérios:

a) pertinência do trabalho em relação ao Eixo Temático proposto;

b) qualidade linguística: clareza e correção na redação;

c) conteúdo: fundamentação teórico-metodológica e contribuição para a produção do conhecimento na área do Serviço Social;

d) forma: obediência às normas especificadas para apresentação dos trabalhos.

 

Certificados dos Trabalhos Apresentados:

 

Os certificados de apresentação de trabalhos serão expedidos para os autores inscritos e presentes na sessão de apresentação oral durante o  evento. Os autores deverão assinar em Lista de Presença no ato da apresentação

 

Cronograma para Envio e Resultados da Avaliação:

20/08/2017 – Data final para envio dos trabalhos;
25/09/2017 – Divulgação dos trabalhos aprovados;
20/10/2017 – Data final para inscrição dos participantes com trabalho(s) aprovado (s).

_________________________________________________________________________________________