Inicial

________________________________________________________________________________________________________________________________

CAPES - CNPQ - UFJF - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL - UERJ - CEOI

Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora – FSS/UFJF – vem ocorrendo de forma bianual, desde 2009. O debate ocorrido na sua primeira edição centrou-se nas transformações contemporâneas do capitalismo e seus impactos na produção teórica e na ação profissional do Serviço Social. Em 2011, o 2º Seminário abordou as Lutas Sociais e o Serviço Social: projetos societários e projeto profissional. A partir dessa edição, a questão das lutas, movimentos e organizações da classe trabalhadora passou a ser o centro temático dos seminários posteriores. No 3º e 4º Seminários realizados em 2013 e 2015, os temas tratados foram, respectivamente,  Hegemonia, Lutas Sociais e Serviço Social e Crise do Capital, Periferia Urbana, Lutas Sociais e Serviço Social.

O 5º Seminário, ocorrido em 2017, abordou o tema Ofensiva do Capital, exploração/opressão de classe/gênero/ raça/etnia, lutas sociais e Serviço SocialNessa edição, inserimos a apresentação de comunicações orais, iniciativa que daremos continuidade na edição de 2019. Todas as edições do Seminário tiveram seus temas tratados e debates desenvolvidos por pesquisadores/as, profissionais e estudantes das diferentes áreas das Ciências Sociais e do Serviço Social, lideranças e militantes de movimentos sociais da realidade nacional e latino-americana.

Em 2019, a realização do 6º. Seminário se soma às comemorações do Serviço Social brasileiro dos 40 anos do “Congresso da Virada” trazendo como temática as Lutas Sociais e a perspectiva histórico-crítica no Serviço Social: Memória e Debate Contemporâneo (América Latina, América do Norte e Europa). Estes temas vêm sendo investigados na pesquisa O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina: determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória (1960-1980), coordenado pelas professoras Marilda Vilella Iamamoto e Cláudia Mônica dos Santos. A realização do 6º. Seminário compõe as atividades do IV Simpósio internacional desta pesquisa, em que teremos a socialização das investigações realizadas pelos/as pesquisadores/as nacionais e internacionais dela integrantes e convidado(a)s – programação.   O Seminário e o Simpósio objetivam resgatar oprocessos histórico-políticos e profissionais do continente latino-americano, Europeu e dos Estados Unidos que promoveram o debate e, em alguns países, a derrocada do conservadorismo profissional nos fundamentos teórico-metodológicos, na formação, no exercício, na produção de conhecimento e na organização política do Serviço Social. Neste ano, o evento terá como parceira a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que contará com atividades que tratam da temática central do evento – programação.

Nesses tempos difícieis nada mais urgente e necessário do que voltar a dar a luz aos processos que, não obstante suas particularidades e diferenças, contribuíram para que o Serviço Social se sintonizasse com a história viva, corajosa e transformadora das forças das classes subalternas que moveram o instituído, que romperam com o medo, que disputaram o futuro.

ANAIS – V Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora

ANAIS – IV Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora