Data: 8 de junho de 2015

imagem_site

____________________________________________________________________________________________

Histórico do Seminário Internacional de Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora

O Seminário Internacional da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora – FSS/UFJF – ocorre de forma bianual, desde 2009. O debate ocorrido na primeira edição do evento centrou-se nas transformações contemporâneas do capitalismo e seus impactos na produção teórica do Serviço Social, bem como, nos espaços de intervenção dos assistentes sociais. O evento possibilitou a discussão entre pesquisadores da área, vindo contribuir para a produção da pesquisa no âmbito da pós-graduação.

Em 2011, realizamos o 2º Seminário Internacional, com o tema “Lutas sociais e Serviço Social: projetos societários e projeto profissional”. A partir deste 2º Seminário, a temática das lutas sociais e dos movimentos sociais contemporâneos, passou a integrar a pauta de debates dos seminários posteriores.  Neste sentido, o 3º Seminário Internacional, realizado em 2013, teve como tema “Hegemonia, Lutas Sociais e Serviço Social”. Este evento reforçou a potencialidade teórica do seminário anterior e possibilitou a reunião de pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de Ciências Humanas e Sociais e do Serviço Social, além de envolver  integrantes dos movimentos sociais.

Com o objetivo de consolidar a tradição de realização bianual desse evento, nesta Faculdade, o 4º Seminário Internacional, ocorrido em 2015, teve como tema “Crise do Capital, Periferia Urbana, Lutas Sociais e Serviço Social”, incentivando o fortalecimento da participação de integrantes dos movimentos sociais, de pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais e de pesquisadores e profissionais do Serviço Social.