UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Seminário 2009

Você está em: Seminários Anteriores > Seminário 2009

XV Seminário de Iniciação Científica daUFJF e V Seminário de Iniciação Científica Júnior – 2009

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), tem a satisfação de organizar o Seminário de Iniciação Científica (IC) da UFJF, agora em sua décima quinta edição.

O XV Seminário de IC reflete uma série de esforços no sentido aumentar o envolvimento dos acadêmicos da UFJF, e de alunos do Ensino Médio, nos diversos Programas de IC, sejam eles financiados por agências de fomento – CNPq e FAPEMIG – ou pela própria Instituição – Programa BIC. Igual destaque deve ser dado aos acadêmicos participantes do Programa PROVOQUE que, de forma voluntária, participam ativamente dos projetos de pesquisa desenvolvidos por seus orientadores.

Como resultado de um conjunto de ações da PROPESQ, tanto o CNPq, por meio das bolsas PIBIC, quanto a FAPEMIG, bolsas PROBIC E PROBIC Júnior, vêm disponibilizando número crescente de bolsas. O mesmo ocorreu internamente, com a Administração Superior aumentando em 100% as bolsas do Programas BIC.

Deste modo, busca-se alcançar a tão almejada integração dos acadêmicos da UFJF ao ambiente da pesquisa científica,

As conseqüências desta integração ensino-pesquisa são claras: início da formação de massa crítica para a pesquisa, facilitando o ingresso em Programas de Pós-graduação, e melhor qualificação dos profissionais egressos da UFJF para inserção no mercado de trabalho.

A PROPESQ atua em consonância com os Comitês de Assessoramento nas definições e implementação de políticas e critérios de avaliação de projetos e distribuição de bolsas, buscando adequação às diretrizes nacionais, procurando de forma democrática acatar sugestões, em processo de constante aperfeiçoamento.

Assim, a cada Seminário, podemos sentir avanços em relação aos anteriores. Porém, ao contrário da sensação de dever cumprido, vem-nos o sentimento da necessidade de continuar avançando.

 

Marta Tavares d´Agosto

Pró-Reitora de Pesquisa

 

Seminário de Iniciação Científica – PROPP