UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Seminário 2007

Você está em: Seminários Anteriores > Seminário 2007

XIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF e III Seminario de Iniciação Científica Júnior – 2007

 

Há 21 anos a UFJF lançava seu primeiro programa de bolsas de iniciação científica – PIC. A formalização desta experiência inovadora representava, naquele momento, os primeiros passos no Brasil em programas pioneiros e experimentais, oriundos de iniciativas internas das Universidades e do CNPq cujo investimento, em nova frente de fomento à pesquisa, visava a formação precoce de novos pesquisadores, mediante lançamento de programa institucional que se tornaria o PIBIC/CNPq.

Para quem não viveu esta história é difícil imaginar a Universidade e seus pesquisadores atuando sem os diversos programas de iniciação científica (IC) que hoje permeiam nosso cotidiano acadêmico. Vale destacar que tais programas, ao aprofundar as relações entre docentes e discentes, reforça o binômio ensino-pesquisa na Universidade.

Tenho a satisfação de apresentar o XIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF, que demonstra o êxito da IC na UFJF, contemplada pelos programas PIBIC/CNPq, PROBIC/FAPEMIG, PROBIC Jr/FAPEMIG, BIC, BIC Jr., PROVOQUE e IC dos programas Recém-doutor e Apoio a Grupos.

A implementação da IC destaca-se como fundamental para que a Universidade cumpra plenamente seu papel primordial de formação de recursos humanos diferenciados e de alto nível, pela convivência com construções teóricas e abstratas e sua transformação em análise, conceitos, produtos e, sobretudo, pelo preparo dos jovens frente a novos desafios.

 

Marta d´Agosto

Pró-reitora de Pesquisa

 

Seminário de Iniciação Científica – PROPP