UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Artigos dos GPEDs

Você está em: GPEDs > Artigos dos GPEDs

ARTIGOS

AUTORES

01

A aprendizagem como ação mediada: revisitando conceitos socioculturais

Marisol Barenco de Mello

02

A escolarização de alunos com deficiência mental/intelectual na perspectiva da teoria histórico-cultural: políticas públicas, processos cognitivos e aspectos pedagógicos

Márcia Denise Pletsch

03

Aproximações entre a psicologia histórico-cultural e a etnografia interacional

Maria de Fátima Cardoso Gomes

Vanessa Ferraz Almeida Neves

Luciana Da Silva de Oliveira

04

Atividade e subjetividade no trabalho docente: desafios teórico-metodológicos na pesquisa sócio-histórica

Wanda Maria J. de Aguiar

Claudia Leme Ferreira Davis

Alessandra Capuchinho

Elvira Maria Godinho Aranha

Júlio Ribeiro Soares

Maria Fourpome Brando

Marilia Alves Facco

Marina Borges e Silva Prado

Silvia Maria Costa Barbosa

Virginia Campos Machado

Vivian Carla Bohm Rachman

Wedja Leal

05

Desenvolvimento de competências argumentativas no ensino superior: discussão de uma experiência-piloto

Selma Leitão

Nancy Ramírez

Laura Ruiz

Natália Barros

Dayse de Souza

Larissa Canto

06

Estudos marxistas em educação: a construção coletiva da pedagogia histórico-crítica e o problema do ensino na educação infantil

Juliana Campregher Pasqualini

07

Formação e prática do educador da infância carioca

Vera Maria R. de Vasconcellos

Maciel Cristiano da Silva

Fátima Verol Rocha

Ana Rosa Costa Picanço Moreira

Flávia Maria Cabral de Almeida

Núbia Aparecida S. Santos

Alexsandra Zanetti

08

Grupo de pesquisa linguagem em atividades no contexto escolar (LACE): a linguagem na formação de educadores e alunos colaborativos, críticos e criativos.

Maria Cecília C. Magalhães

Fernanda Coelho Liberali

09

Investigação e caminhos na prática e na formação docente

Gianine Maria de Souza Pierro

Helena Amaral da Fontoura

10

Investigações sobre a atividade pedagógica: os caminhos percorridos pelo GEPAPE

Wellington Lima Cedro

Manoel Oriosvaldo de Moura

11

“It seems like it’s normal, even.” Narrative analyses of “risk” in early childcare in favelas

Colette Daiute

Zena Eisenberg

Vera M. R. de Vasconcellos

12

Letramento na educação infantil: concepções fundantes das práticas pedagógicas.

Maria Inês Barreto Netto

13

No meio do caminho: eu, tu, eles no encontro dos “nós”

Ilka Schapper

Núbia Schapper Santos

Alexsandra Zanetti

Maritza Dessupoio de Abreu

Mislene C. do Nascimento

Alice de Paiva Macário

Vanessa Almeida Stigert

14

Novas leituras sobre s formação do professor: um encontro entre texto e contexto.

Eda Maria de O. Henriques

15

O direito à preguicinha: educação infantil, ócio e emancipação

Tânia de Vasconcellos

16

O papel orientador da perspectiva histórico-cultural na história de um grupo de pesquisa

Maria Teresa de A. Freitas

Andréia Alvim Bellotti Feital

Alessandra Sexto Bernardes

Ana Paula M. Sampaio Pereira

Ana Paula Pontes de Castro

Cristiano José Rodrigues

Elzicléia Tavares dos Santos

Janaína Nunes

Maria Leopoldina Pereira

Taíza Marcello Araripe

Glaucia Maria dos Reis Silva

Hannah Moreira Ferraz de Lima

Lara Martins de Almeida

17

Os bebês, as crianças pequenas e suas condições histórico-geográficas: algumas notas para debate teórico-metodológico

Jader Janer Moreira Lopes

18

Os desafios do ensino desenvolvimental para a formação de professores e para a mudança de crenças

Marília Mendes Ferreira

II FÓRUM ISCAR BRASIL