UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Programação GPEDs

Você está em: GPEDs > Programação GPEDs

 

Grupos de Pesquisas e Espaços de diálogos (GPEDs)

Todos os GPEDs acontecerão no dia 10 de Agosto

HORÁRIO

GPED

SALA

ARTIGO

AUTORES

14h às 15h30

01

16

Formação e prática do educador da infância carioca

Vera Vasconcellos

Maciel Cristiano da Silva

Fátima Verol Rocha

Ana Rosa C. P. Moreira

Flávia Maria C. Almeida

Núbia Schaper Santos

Alexsandra Zanetti

A escolarização de alunos com deficiência mental/intelectual na perspectiva da teoria histórico-cultural: políticas públicas, processos cognitivos e aspectos pedagógicos

Márcia Denise Pletsch

02

17

Novas leituras sobre formação do professor: um encontro entre texto e contexto.

Eda Maria O. Henriques

Os desafios do ensino desenvolvimental para a formação de professores e para a mudança de crenças

Marília Mendes Ferreira

03

18

Desenvolvimento de competências argumentativas no ensino superior:

discussão de uma experiência-piloto

Selma Leitão
Nancy Ramírez
Laura Ruiz
Natália Barros
Dayse de Souza
Larissa Canto

Grupo de pesquisa linguagem em atividades no contexto escolar (LACE):

a linguagem na formação de educadores e alunos colaborativos, críticos e criativos

Maria Cecília Magalhães

Fernanda Coelho Liberali

04

19

Letramento na educação infantil: concepções fundantes das práticas pedagógicas.

Maria Inês Barreto Netto

Investigações sobre a atividade pedagógica: os caminhos percorridos pelo GEPAPE

Wellington Lima Cedro
Manoel Oriosvaldo Moura

16h às 17h30

05

16

Atividade e subjetividade no trabalho docente:

desafios teórico-metodológicos na pesquisa sócio-histórica

Wanda Maria Junqueira Aguiar

Claudia Leme Ferreira Davis

Alessandra Capuchinho

Elvira Maria Godinho Aranha

Júlio Ribeiro Soares

Maria Fourpome Brando

Marilia Alves Facco

Marina Borges e Silva Prado

Silvia Maria Costa Barbosa

Virginia Campos Machado

Vivian Carla Bohm Rachman

Wedja Leal

O papel orientador da perspectiva histórico-cultural na história de um grupo de pesquisa

Maria Teresa de A. Freitas
Andréia Alvim Bellotti Feital
Alessandra Sexto Bernardes
Ana Paula Marques S. Pereira
Ana Paula Pontes de Castro
Cristiano José Rodrigues
Elzicléia Tavares dos Santos
Janaína Nunes
Maria Leopoldina Pereira

Taíza Marcello Araripe

Glaucia Maria dos Reis Silva

Hannah Moreira F. de Lima

Lara Martins de Almeida

06

17

Aproximações entre a psicologia histórico-cultural e a etnografia interacional

Maria de Fátima C. Gomes
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Luciana da Silva de Oliveira

Os bebês, as crianças pequenas e suas condições histórico-geográficas:

algumas notas para debate teórico-metodológico

Jader Janer Moreira Lopes

07

18

O direito à preguicinha: educação infantil, ócio e emancipação

Tânia de Vasconcellos

Estudos marxistas em educação:

a construção coletiva da pedagogia histórico-crítica e o problema do ensino na educação infantil

Juliana C. Pasqualini

08

19

Investigação e caminhos na prática e na formação docente

Gianine Maria S. Pierro

Helena A. Fontoura

No meio do caminho: eu, tu, eles no encontro dos “nós”

Ilka Schapper
Núbia Schapper Santos
Alexsandra Zanetti
Maritza Dessupoio de Abreu
Mislene C. Nascimento
Alice de Paiva Macário
Vanessa Almeida Stigert

09

20

A aprendizagem como ação mediada: revisitando conceitos socioculturais

Marisol Barenco Mello

“It seems like it’s normal, even.” Narrative analyses of “risk” in early childcare in favelas

Colette Daiute
Zena Eisenberg
Vera M. R. de Vasconcellos

II FÓRUM ISCAR BRASIL