UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Minicursos

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Todos os minicursos acontecerão simultaneamente no momento reservado para os Diálogos ISCAR Brasil na Educação no dia 11 de agosto de 08h30 às 12h.

Dessa forma, os inscritos deverão, ao preencher a ficha de inscrição, fazer a escolha de três minicursos (em ordem de prioridade) para que sejam preenchidas as inscrições conforme o número de vagas e data que o participante se inscrever.

Assim, cada participante ficará inscrito em um minicurso, selecionado conforme os três escolhidos no momento da inscrição e o número de vagas de cada.

 

Observação: os responsáveis por minicursos NÃO poderão participar de outros (além dos quais estiverem ministrando) devido a questão de todos ocorrerem ao mesmo tempo.

 

RELAÇÃO DE MINICURSOS

Temas

Ementas

Vagas

Responsáveis

01

A Brincadeira na perspectiva sócio-histórico-cultural

O minicurso se propõe a refletir sobre o brincar na infância e, principalmente nas instituições de educação infantil, tomando por base metodológica a perspectiva crítico-colaborativa e o referencial sócio-histórico-cultural de Vygotsky, Elkonin e Leontiev. Pretende-se problematizar aspectos e detalhamentos que emergem do cotidiano da prática de creches e pré-escolas articulados a saberes teóricos produzidos pelos autores citados e por pesquisas recentes sobre o tema.

25

Aretusa Santos

 

Víviam C. de Araújo

 

Eliza Kelly G. Amorim

 

Letícia de Souza Duque

 

Lilian Marta D. Gomes

 

Marília D. B. de Almeida

02

A Entrada das crianças e das famílias na creche

O trabalho convida os profissionais de Educação Infantil a discutir o processo de inserção dos bebês/crianças e famílias às creches, como parte da pesquisa Agente Auxiliar de Creche: Educadores da Infância Carioca. O objetivo era acompanhar e analisar, junto com os próprios educadores suas concepções de criança, infância, educação e creche. Pensar o processo de desenvolvimento dos bebês e às relações creche-famílias e educadores-famílias; privilegiando as interações criança-criança e criança-educador. Nosso objetivo é discutir a importância do processo de inserção/adaptação/acolhimento para crianças, famílias e eles próprios (educadores), entendendo este como um momento novo e delicado para todos, inclusive educadores (em formação ou formados).

30

Vera Vasconcellos

 

Daniele V de Azevedo

03

Aprender brincando – histórias infantis: a atividade social e as organizações narrativas e descritivas de livros de histórias infantis

O minicurso pretende discutir a formação de educadores da Educação Infantil com foco no trabalho com atividade social e organização das histórias infantis. Os participantes terão oportunidade de construir propostas para: desenvolver performances/brincar como espaço para constituição das crianças como protagonistas de sua vida atual e futura; trabalhar com atividades da vida real como palco para ação, formação e reflexão das crianças quanto à cidadania; criar possibilidades de construções colaborativas entre professores e crianças de valores desejáveis e de organizações cognitivo-afetivas importantes na formação de comunidade leitora.

40

Alzira Shimoura

 

Elvira Aranha

 

Simone A. Magalhães

 

Ilka Schapper

04

Atividade social nas aulas de língua inglesa

O objetivo do minicurso é apresentar uma perspectiva sócio-histórico-cultural sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, a fim de que os participantes produzam uma unidade didática que poderá ser posteriormente utilizada em suas aulas.

40

Camila Santiago

 

Simone A. Magalhães

 

Penélope Rodrigues

 

Joana Batista

05

As narrativas orais e o desenvolvimento da imaginação criativa na infância

O minicurso tem por objetivo contribuir para a formação em atividades de narração de histórias, oportunizando a ampliação dos repertórios de textos e suportes para a narrativa e, ao mesmo tempo, favorecer a reflexão partilhada entre pares sobre essa experiência. Constituído de três momentos: o primeiro contemplará uma abordagem teórica fundamentando a relevância da prática de narrativas orais com as crianças. Num segundo momento, vivenciaremos com os/as participantes algumas narrativas que favorecem o desenvolvimento da imaginação criativa, em especial os contos de fadas. Por último, convidaremos os/as participantes a narrarem coletivamente uma história.

20

Maria Cristina F. Amaral

 

Edineia Castilho Rieiro

 

Nilcéa Beatriz J. Braga

06

Avaliando na educação infantil

O minicurso pretende abordar os seguintes conteúdos: • Avaliação em documentos legais; • Avaliação na perspectiva histórico-cultural; • Concepções, finalidades e princípios; • Instrumentos de registro; • Análise de situações e registros vivenciados no cotidiano das Instituições de Educação Infantil; • Propostas para o registro do acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagens da criança, considerando-a em todos os seus aspectos: social, cognitivo, físico, psicológico, emocional, afetivo e linguístico.

25

Patrícia Maria R Cestaro

 

Maria Darcilene Aragão

 

Eneida G. Tolentino

07

Cultura, linguagem e cognição no trabalho com projetos

O trabalho com projetos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental visa organizar o currículo de modo a permitir a interação entre crianças e adultos na pesquisa, produção e socialização do conhecimento escolar. Este minicurso pretende discutir as bases teóricas e epistemológicas dessa abordagem, a partir da teoria sociocultural.

30

Marisol B. de Mello

08

Espaços vividos e mapas vivenciais

A partir do conceito de vivência (“perejivanie”) presente na teoria histórico-cultural, discute-se estratégias metodológicas que possam cartografar os espaços cotidianos.

30

Jader Janer M. Lopes

09

Gestão de atividades escolares

Este minicurso trabalhará a gestão e a ação escolar com foco nas formas de analisar e avaliar criticamente atividades do contexto escolar. Serão discutidas as Cadeias Criativas que organizam as atividades de formação e ação de professores, coordenadores, diretores, formadores e supervisores e a apropriação de processos verbo-visuais para nelas atuar. A proposta será analisar Cadeias Criativas para a observação, análise, interpretação e intervenção críticas a partir de exemplos trazidos pelos apresentadores.

40

Giselle Carvalho

 

Adriana Watanabe

 

Maria do Socorro Gomes

 

Daniela Macambira

 

Monica Guerra

 

Monica Lemos

10

Leitura e escrita nas diferentes áreas

Este minicurso trabalhará a formação de professores com foco em escolhas metodológicas para organizar e conduzir pesquisas nos modos como leitura e escrita são trabalhados nas diferentes áreas do contexto escolar. Especificamente o foco está em analisar e avaliar criticamente os conceitos de colaboração e contradição como uma unidade monista e dialética e seu papel na constituição de contextos de aprendizagem e desenvolvimento. A proposta estará em analisar a relação colaboração e contradição a partir de exemplos trazidos pelos apresentadores.

30

Maria Cecília Magalhães

 

Maria Regina Pereira

 

Luiz Miguel M. Garcia

 

Oitilia Ninin

 

Marlene R. S. Graciano

 

Elvira Aranha

11

Núcleos de significação: a apreensão da dimensão subjetiva da realidade

Este minicurso tem por objetivo de apresentar a proposta de Núcleos de Significação e permitir aos participantes vivenciar uma experiência de análise de material qualitativo, usando esse procedimento. Num primeiro momento, faremos uma apresentação de aspectos teórico-metodológicos que orientam a produção, análise e interpretação dos dados. Num segundo momento apresentaremos uma pesquisa realizada no âmbito de um Projeto de Cooperação Acadêmica. E, finalmente, proporcionaremos aos participantes um momento de vivenciar a análise e interpretação de dados utilizando os NS. Para tanto, proporemos um exercício de análise a partir de material empírico, previamente selecionado por nós, e percorreremos todas as etapas que compõe este procedimento: a identificação e seleção dos pré- indicadores, a organização dos indicadores e a articulação destes em Núcleos de Significação.

30

Wanda M. J. de Aguiar

 

Virgínia C. Machado

 

Júlio Ribeiro Soares

 

Elvira Maria

12

O ‘Debate Crítico’: uma proposta de trabalho com argumentação em sala de aula

O ‘Debate Crítico’ caracteriza-se pela prática sistemática de argumentação e ponderação respeitosa de ideias. Partindo dessa conceitualização, este minicurso visa promover o ‘Debate Crítico’ como uma ferramenta pedagógica de desenvolvimento de competências argumentativas que possibilita a construção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.Para o presente evento, propomos a realização de um minicurso em três módulos de trabalho teórico-prático. O primeiro módulo constitui uma aproximação inicial aos conceitos relacionados à Argumentação e ao “Debate Crítico”. O segundo módulo visa à preparação sistemática dos participantes para posterior realização de um ‘Debate Crítico’ entre eles. Finalmente, o terceiro módulo é a execução de um ‘Debate Critico’ por parte dos participantes e uma discussão sobre a experiência realizada.

30

Selma Leitão

 

Nancy Ramírez

 

Natália Barros

 

Larissa Canto

 

Laura Ruiz

 

Dayse de Souza

 

Gabriel Macêdo

 

Angelina Vasconcelos

13

Organização curricular e atividade social

Este minicurso tem por objetivo fornecer embasamento teórico-prático para a produção de unidades didáticas e sequência de tarefas com base em atividades sociais para o trabalho em diferentes áreas do conhecimento, advogando pela integração entre elas, a partir de um trabalho que se materialize nas práticas discursivas e aproxime a sala de aula à vida que se vive. Para tanto, partirá da discussão dos princípios da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e do papel fundamental da linguagem na produção de conhecimentos que servirão de base para a análise crítica das linguagens verbal e não verbal que realizam as práticas pedagógicas. Em seguida, proporá a construção de sequências didáticas que exprimam a fundamentação teórica proposta no curso e modos de execução do currículo que ‘imitem’ a vida real.

40

Rosimeire Rodrigues

 

Maria Cristina Meaney

 

Feliciana Amaral

 

Isabela Manoel

 

Airton Pretini Junior

 

14

Periodização histórico-cultural do desenvolvimento e brincadeira de papéis na educação infantil

O minicurso tem por objetivo apresentar e discutir a concepção histórico- cultural de desenvolvimento infantil, com ênfase ao problema da periodização do desenvolvimento, refletindo sobre as implicações pedagógicas para o ensino na educação infantil. Tendo como principais referências as ideias de L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, serão abordados os seguintes conteúdos: natureza histórico-cultural do desenvolvimento psíquico humano; periodização do desenvolvimento infantil; brincadeira de papéis sociais como atividade dominante na idade pré-escolar; natureza e estrutura da atividade lúdica e suas contribuições para o desenvolvimento psíquico da criança.

25

Giselle M. Magalhães

 

Juliana Pasqualini

15

Refletindo sobre o tempo na educação infantil

O minicurso tem como objetivo discutir o desenvolvimento da noção temporal na criança pequena. Apresentaremos resultados de pesquisas recentes, discutiremos as formas como o tempo permeia a Educação Infantil e o cotidiano das crianças. Faremos uma oficina de elaboração e construção de artefatos temporais que dialoguem com os conceitos em desenvolvimento na criança. Os participantes terão oportunidade de refletir sobre sua prática e sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças com quem trabalham.

30

Zena Eisenberg

II FÓRUM ISCAR BRASIL