Cead lança novo portal e apresenta novidades aos usuários

Com o objetivo de tornar ainda mais dinâmica a divulgação de ações institucionais e oportunidades à comunidade acadêmica e à equipe docente, o Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança um novo portal de notícias. A partir da nova interface, alunos, professores, tutores e público em geral terão um espaço exclusivo para conferir as novidades do Centro. Além disso, fica muito mais fácil disseminar novas informações, através da opção de compartilhamento de notícias.

Segundo o coordenador do Setor de Tecnologia do Cead, Prof. Stênio Sã Rosário, a concepção da nova versão vem da necessidade de sair do modelo estático de apresentação do Cead para um modelo mais dinâmico. “Nosso novo portal é voltado para públicos específicos; buscamos apresentar o que a Universidade faz, por meio do Cead, em termos de EAD”, apresenta.

Ao pesquisar as matérias divulgadas no portal, o usuário pode selecionar seu perfil: quero ser aluno; sou aluno; tutor; professor ou coordenador. Assim, as novidades, como editais e notícias, são filtradas a partir do seu público-alvo. Também será possível acessar uma aba destinada apenas aos editais, o que facilita a busca por uma oportunidade em específico e permite encontrar com mais rapidez o processo seletivo adequado para cada perfil.

Os cursos oferecidos pelo Cead/UFJF também estão dispostos de maneira didática e detalhada no novo portal. Para encontrar informações sobre grade curricular, duração e outros detalhes, basta escolher a modalidade do curso entre graduação, pós-graduação, extensão ou ainda aperfeiçoamento.

Outra funcionalidade desenvolvida para simplificar o acesso aos serviços ofertados pelo Cead é o recurso “Localize os polos perto de você”. O portal localiza, automaticamente, a instituição mais próxima da localidade de onde parte seu acesso, e permite, inclusive, calcular a distância a partir de outro local, tanto do Brasil quanto do mundo.

Além dos recursos já citados, é possível compartilhar as notícias do novo portal nas redes sociais, como Facebook e Twitter. Desta forma, fica mais fácil dividir as oportunidades de cursos, os novos eventos e editais do Cead/UFJF com os colaboradores, amigos e a comunidade virtual em geral.

Portal como meio de contato entre atores da EAD
Desde 2009, o site institucional (www.cead.ufjf.br) apresenta diariamente notícias sobre a educação a distância, além de material de divulgação e cobertura dos eventos realizados, matérias sobre as campanhas culturais feitas com a comunidade, respostas para as dúvidas mais frequentes sobre EaD, instruções sobre o uso da plataforma Moodle, editais de seleção de alunos e tutores para os cursos oferecidos nos Polos.

Além disso, o portal do Cead possui dados sobre os cursos que apoia e sobre os Polos onde atua, com detalhes de contato e endereços. Dessa forma, os diversos atores da EaD, como alunos, professores e tutores, têm acesso garantido às informações úteis que facilitam seu acesso ao ensino a distância oferecido pelo Cead/UFJF.