Programa Mosaico completa oito anos e lança livros

programa_mosaico_convite_ufjfO programa Mosaico, produzido pela UFJF, por meio da Produtora de Multimeios da Faculdade de Comunicação e exibido há oito anos na TVE Juiz de Fora, virou livros. O lançamento das obras ocorre nesta segunda-feira, 14, às 19h, no Forum da Cultura.

O diretor do programa, professor Márcio Guerra, materializou parte dessa história na edição de dois livros. “Acredito que, além do acervo em vídeo que temos, estamos entregando à cidade um dos maiores acervos de memória que Juiz de Fora já teve. Uma fonte incrível de pesquisa para estudantes e estudiosos da nossa identidade.”

Os livros
O primeiro volume reúne resumos das reportagens e fotos de 105 bairros de Juiz de Fora. Tem também o registro dos programas feitos em 44 ruas, avenidas e praças. Completam essa edição mais 31 programas especiais que trabalharam diversos temas, como cemitérios da cidade, museus, asilos, hotéis, vilas e travessas, cinemas e até espaços que não existem mais.

O segundo volume retrata 50 logradouros, 65 espaços interessantes e 87 personagens importantes sob diversos aspectos na história da cidade. Muitas personalidades da cultura juiz-forana, como José Luiz Ribeiro, Márcia Falabella, Gueminho Bernardes; da política, como o ex-prefeito Mello Reis e Agostinho Pestana; do esporte como Francisco Queiroz Caputo e Guto Lima; e também nomes de religiosos como Monsenhor Falabella e Padre Luciano Bonato, que se misturam à figuras folclóricas e marcantes da cidade como o Angela Maria, Miloca, Palhaço Fuzil e Zezé Garcia.

Ainda fazem parte deste segundo volume programas especiais sobre música, teatro, literatura e dança em Juiz de Fora e também um em homenagem ao ator e jornalista Robson Terra, que morreu na mesma semana em que ia ao ar o programa em que foi entrevistado.

Mosaico
Mosaico é o primeiro programa de televisão produzido totalmente por alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF. Foi ao ar pela primeira vez em 2007, depois de sua aprovação pelo então diretor da TVE, Josino Aragão. Em 2011, o programa recebeu o reconhecimento da academia: foi premiado no Intercom Sudeste e no Intercom Nacional (maior evento brasileiro de Comunicação) como o melhor programa produzido por uma universidade brasileira. Vários nomes de destaque na imprensa local e nacional atuaram no Mosaico e estarão presentes no evento.

Lançamento dos livros  “Mosaico – volume 1″ e “Mosaico – volume 2″
14 de dezembro, segunda-feira, às 19h
Forum da Cultura
Rua Santo Antônio 1.112, Centro