Exposições despertam o olhar sobre o potencial estético de objetos cotidianos

Outras coisas, outras lições_ Ricardo Cristófaro_sem título,2009_Objeto_tema garfo_foto Twin Alvarenga

Obra sem título de Ricardo Cristofaro integra a mostra ‘Outras coisas, outras lições’ (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Redescobrir o poder poético de objetos do cotidiano: essa é a proposta das exposições “Microlições de coisas” e “Outras coisas, outras lições” em cartaz nas galerias Retratos-relâmpagos e Poliedro do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). As mostras reúnem trabalhos de artistas contemporâneos que abrem os olhos dos visitantes para o potencial significativo de materiais do dia a dia.

No caso de “Microlições”, a exposição é uma reedição da mostra que ocorreu, em 2004, no então Centro de Estudos Murilo Mendes. Na época, diversos artistas do país tomaram como base o capítulo – ou setor, como é denominado -, homônimo do livro “Poliedro”, do poeta juiz-forano Murilo Mendes.

Na publicação, o autor desenvolve uma série de comentários lúdicos “simbólicos” sobre a estética e o significado de diversas coisas, do ovo à vassoura, relatando também suas experiências com a laranja, a pérola, os ossos de borboleta, a luva, o serrote, a caneta, entre outros utensílios.   

Na mostra, os objetos artísticos são acompanhados das observações murilianas. Às obras de Marcos Benjamin, Liliza Mendes, André Burian, Gê Orthof, Fabrício Carvalho, Celeida Tostes somam-se trabalhos novos de Renato Abud, Valéria Faria, Frederico Merji e Mário Alex Rosa. Ao todo, são 17 trabalhos de diferentes artistas do país.

Já em “Outras coisas”, a partir do significado dicionarizado, os objetos são explorados em seus potenciais estéticos, sejam eles semânticos ou visuais. Como num glossário, as obras são acompanhadas de sua definição. Contudo o foco está em explorar as relações entre literalidade e poética, sugestionando associações das peças com termos análogos.

Microlições de coisas__Mário Alex Rosa_ O Corte do Poema, 2012_ Técnica Mista_ tema tesoura_foto Twin alvarenga

‘O Corte do Poema’ de Mário Alex, um dos 17 artistas participantes da mostra ‘Microlições de coisas’ (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Participam da exposição sete artistas de Juiz de Fora: Benjamin, Marcelo Gandhi, Mário Alex Rosa, Renato Abud, Ricardo Cristófaro, Siron Franco e Turinha Borém.

Serviço
Exposições “Microlições de coisas” e “Outras coisas, outras lições”
Curadoria de José Alberto Pinho Neves
Até março
Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)
Rua Benjamin Constant 790, Centro
Visitação: segunda, das 13h às 18h, e de terça a sexta, das 9h às 18h

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm)

 

Compartilhe: