Inscrições abertas para o curso de inverno “Artes e ofícios dos saberes tradicionais”

Ailton Krenak

Krenak volta à UFJF para discutir aspectos filosóficos, políticos, religiosos, artísticos e medicinais da cultura indígena (Foto: Frederico Bozza)

Estão abertas as inscrições para o curso de inverno “Artes e ofícios dos saberes tradicionais”, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é disponibilizar aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com lógicas cognitivas que não seguem os tradicionais conhecimentos escolares.

Os interessados em participar do curso devem se inscrever pessoalmente até a próxima quarta-feira, dia 23 de julho, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Caso o aluno esteja esteja cursando Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Jornalismo diurno, Medicina, Nutrição ou Turismo na UFJF, pode realizar a inscrição nas coordenações de seus respectivos cursos. Os demais interessados devem se inscrever no Laboratório de Etnobotânica, localizado no Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF.

A disciplina será dividida em três módulos e contará com uma carga horária de 60h. As aulas serão ministradas das 8h às 12h, tanto em salas de aula quanto ao ar livre, em espaços naturais, como a mata do Jardim Botânico da UFJF. As aulas serão ministradas pelos professores Leonardo Carneiro (Geografia), Carolina do Santos Bezerra-Perez (João XXIII), Reinaldo Duque (Departamento de Biologia de Governador Valadares) e Daniel Pimenta (Departamento de Botânica).

Nova programação

O curso de inverno “Artes e ofícios dos saberes tradicionais” será introduzido com uma palestra, denominada “Encontro de Saberes”, no dia 28 de julho, às 9h, no Anfiteatro A do ICB. Ela será ministrada pelo coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino e na Pesquisa (INCTI), José Jorge de Carvalho.

O Módulo 1 do curso, “Agroecologia ainda que tardia”, ocorre entre os dias 28 de julho e 1° de agosto. Atuante como guardião da agrobiodiversidade e reconhecido pela Embrapa, Valteir Soares será um dos responsáveis pela apresentação aos alunos, juntamente com demais profissionais que irão compartilhar seus conhecimentos e experiências agroecológicas, expondo os desafios de uma agricultura conservacionista em Minas Gerais.

Jardim Botânico - Mata do Krambeck - UFJF (Foto: Divulgação)

Jardim Botânico da UFJF será um dos locais onde aulas serão realizadas (Foto: Divulgação)

Já no Módulo 2 do curso, “Cultura quilombola, resistência em festa”, tem início no dia 4 de agosto e segue até o dia 8 do mesmo mês. Ele será ministrado pela integrante do Quilombo Carrapato da Tabatinga, Sebastiana da Silva, que irá abordar a cultura e os cultivos da história dos quilombos. Integrantes de demais quilombos também participarão do módulo, como Delcio Bernardes (Quilombo Santa Rita do Bracuí – Angra dos Reis/RJ), Rogério dos Santos (Miracema, RJ), Jefinho (Jeferson Alves de Oliveira-Quilombolas do Tamandaré-Guaratinguetá/SP) e Mãe de Santo Makota Valdina (Valdina Pinto de Oliveira, Salvador/BA). Eles compartilharão conhecimentos voltados para as noções de corpo, saúde, natureza, cultura e história que adquiriram em suas experiências quilombolas. Uma roda de conversa com todos os participantes do módulo também irá debater a construção de identidade, desafios e resistências dos quilombos.

“Cultura indígena na brisa da cura”, o terceiro e último módulo do curso, acontece entre os dias 11 e 15 de agosto, e conta com a presença coordenador do curso, Daniel Pimenta, e dos mestres indígenas Ailton Krenak e Álvaro Tukano. Neste módulo, os estudantes terão acesso a vários aspectos das culturas de variadas etnias indígenas, abordando suas diversidades filosóficas, religiosas, artísticas e medicinais. Em uma nova roda de conversa, será discutida a preservação dos valores ancestrais e pré-colombianos, que permanecem vivos através da oralidade, e a luta pela resistência espiritual à pressão da atual civilização.

Outras informações: (32) 2102-3268 (Departamento de Botânica – ICB)

daniel.pimenta@ufjf.edu.br

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud