Histórias de vida emocionam no terceiro dia da colação de grau da UFJF

formatura

373 formandos se despediram da graduação na penúltima noite de colação de grau da UFJF  (Foto: Géssica Leine)

Entre os 373 formandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que receberam o diploma na noite da última quarta-feira, 26, no Cine-Theatro Central, a história de Denise da Silveira Gomide chama atenção. A deficiente auditiva conseguiu finalizar sua graduação em bacharelado interdisciplinar em Ciências Humanas. Denise descobriu sua deficiência após o período de gravidez porque começou a notar que estava falando muito alto. Durante o curso, contou com apoio da Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) da UFJF, superando vários obstáculos. “Tive coragem de dizer que eu tenho deficiência auditiva e que essa mesma deficiência não me impediria de socializar e participar das atividades coletivas”.

denise

A formanda Denise Gomide demonstra que superação faz parte do processo de conquista. (Foto: Géssica Leine)

Para a graduanda, o diploma tem um sentido diferente que é o de superação e, por isso, Denise irá começar agora o segundo ciclo para o curso de turismo. “Pretendo aprender mais sobre a inclusão no lazer, não apenas para deficientes, mas para todas as pessoas que precisam direcionar melhor o equilíbrio em suas vidas entre trabalho, estudo, socialização e lazer”.

No terceiro dia da colação de grau da UFJF – que diplomou profissionais de 11 cursos – além do hino nacional Brasileiro, a composição musical patriótica do país vizinho Equador também fez parte da cerimônia em homenagem a Manuela Fernanda Baraona Olmedo. Agora, a equatoriana, que se graduou em Serviço Social, retornará ao seu país para realizar outros estudos, mas pretende voltar para o Brasil. Um dos maiores desafios foi aprender a cultura brasileira. “Quando consegui entender vocês tive vários momentos felizes aqui. Amo o Brasil e pretendo voltar em breve”, afirma.

As oportunidades oferecidas pela UFJF além dos ensinamentos da sala de aula foram relembradas por Alessandra Fonseca Braga da Cunha que bacharelou-se em Artes e Design. “Participei de diversas oportunidades extraclasses. Uma delas foi por meio do Centro de Educação a Distância. Viajamos para várias cidades dos polos para promover oficinas de fotografia. Outra experiência ótima foi com um grupo de pesquisa que traduzia a cor para música. Tudo isso foi muito enriquecedor”, afirmativa compartilhada por Eduardo Garcia de Azevedo Luiz, que também se graduou em Artes e Design. “Tive grandes oportunidades na UFJF como o intercâmbio que fiz na Universidade do Porto, em Portugal”, relembra emocionado.

Veja mais fotos aqui

O reitor Henrique Duque se colocou na mesma situação dos formandos da noite, afirmando que mais uma etapa se conclui. “Se, para vocês, hoje, um ciclo se completa para que outro se inicie. Também eu estou perto de um encerramento. Esta é a penúltima vez que tenho esta imensa e tão gratificante responsabilidade. É impossível não me emocionar. Ao olhar para vocês, os sentimentos afloram. Sentimentos de uma história tão intensa que vivi. E de um ciclo pessoal, que se aproxima de seu final. Sentimentos de uma imensa alegria a compartilhar, por 16 vezes, a alegria de vocês”.

reitor Henrique Duque for

Reitor Henrique Duque se emocionou ao dizer que como aqueles formandos ele também estava encerrando um ciclo pessoal. (Foto: Géssica Leine)

A cerimônia contou com a apresentação da Orquestra de Jazz do Pró-Música/UFJF, sob a regência do maestro Sylvio Gomes, e do coral da Universidade. Cada formando receberá em casa, em aproximadamente dois meses, a foto oficial da colação de grau e um DVD da cerimônia. Na noite desta quinta-feira, 27, acontece a última cerimônia de colação quando formandos dos cursos de Filosofia, Letras, Pedagogia, Psicologia, Turismo, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia de Produção, Estatística, Física, Matemática e Química recebem o diploma.

Clique aqui e confira os dias e horários das cerimônias de colação de grau

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais:

Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud