UFJF anuncia novos cursos e criação de Hospital Veterinário

(Foto: Alexandre Dornelas)

Reitor Henrique Duque anunciou a criação de novos cursos, nova modalidade e ampliação de vagas para o campus Juiz de Fora e Governador Valadares (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 11, a criação de novos cursos, nova modalidade e ampliação de vagas para o campus Juiz de Fora e Governador Valadares. Para Juiz de Fora terão início a partir de 2014 os cursos de Medicina Veterinária, Licenciatura em Música e Licenciatura em Letras/Libras. O Bacharelado de Música ganha nova modalidade: Composição Musical. Para o campus de Governador Valadares foi anunciado o curso de Educação Física. Ao todo, a UFJF oferecerá mais 250 vagas a partir do próximo ano.

O reitor Henrique Duque, em coletiva no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), anunciou, ainda, a construção de um Hospital Veterinário, orçado em R$ 8 milhões, que será construído em Coronel Pacheco.

O encontro contou com a presença do vice-reitor, José Luiz Rezende Pereira; do pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone; e dos diretores das faculdades de Educação Física e Desportos, Maurício Bara; de Letras, Marta Cristina da Silva; do Instituto da Artes e Design (IAD), Ricardo Cristófaro;  e do vice-diretor do IAD, Luiz Eduardo Castelões.

Processo seletivo

O ingresso para os novos cursos já está previsto para ocorrer no primeiro semestre do próximo ano letivo, sendo que o novo curso de licenciatura em Letras/Libras será com entrada única no segundo semestre. De acordo com o edital, 70% das vagas de cada curso será destinado aos ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 30% para o Programa de Ingresso Seletivo (Pism) da UFJF. Os dados dos cursos serão incluídos no sistema e-MEC, processo necessário para que o curso possa fazer parte do Sisu. A partir do próximo ano, todos os cursos do campus avançado de Governador Valadares também estarão disponíveis.

Em função da oferta das novas vagas, as inscrições para o Pism foram prorrogadas até as 14h do dia 20 de novembro. A medida visa permitir que os candidatos possam optar por um dos cursos que serão implantados no próximo ano. Quem já se inscreveu no processo poderá mudar a escolha.

(Foto: Alexandre Dornelas)

Ao todo, a UFJF passa a oferecer mais 250 vagas a partir do próximo ano (Foto: Alexandre Dornelas)

Medicina Veterinária

O novo curso de Medicina Veterinária, com duração de cinco anos, será ministrado no turno diurno e oferecerá 50 vagas por semestre, contabilizando cem vagas anuais. Serão contratados 40 professores e 42 profissionais técnico-administrativos em educação (TAEs). “O novo curso é uma grande demanda histórica da região”, afirmou o reitor, Henrique Duque.

Será construído um Hospital Veterinário, em convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em terreno localizado na cidade de Coronel Pacheco (a 17 quilômetros de Juiz de Fora). A área onde o hospital será erguido foi adquirida pela UFJF após permuta com a Embrapa. O acordo possibilitou à Universidade uma área de aproximadamente 1,3  milhão de metros quadrados, às margens da MG-133. “Nós iremos contar com a infraestrutura e a equipe da Embrapa, que é de altíssima qualidade. Com essa união, não tenho receio em afirmar que o nosso Hospital Veterinário será o melhor do Brasil”, garantiu Duque.

De acordo com o reitor, o orçamento 2014 da UFJF já prevê a alocação dos recursos necessários para a construção da unidade. As obras, estimadas em cerca de R$ 8 milhões, devem ser concluídas em dois anos após seu início.

Licenciatura em Música

O curso de Licenciatura em Música será o quarto do Estado de Minas Gerais e começou a ser planejado após a aprovação da lei federal que impõe que todas as escolas públicas e particulares do Brasil devem oferecer aulas de música aos seus estudantes. “O Brasil ainda não tem a quantidade de profissionais necessária para dar conta da demanda. O novo curso ajuda a começar a suprir essa lacuna”, afirmou a diretor do Instituto de Artes e Design (IAD), Ricardo Cristófaro.

A entrada para o curso será única, sendo disponibilizadas 40 vagas anuais, somente para o primeiro semestre. As aulas serão durante o turno diurno e a duração de quatro anos. Há a previsão de contratação de seis professores, três técnico-administrativos em educação e dois músicos acompanhantes.

Licenciatura em Libras

A Licenciatura em Letras/Libras da UFJF será o primeiro curso do gênero em todo o estado. O curso contará com a mesma concepção pedagógica das licenciaturas em línguas estrangeiras e tem previsão de duração de quatro anos. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas anuais para o ingresso direto na licenciatura em Libras. As aulas serão ministradas durante o turno noturno e a entrada de estudantes no curso será única por ano, ocorrendo no segundo semestre letivo. “A opção pelo noturno é pelo maior impacto social, permitindo que as pessoas possam trabalhar e fazer o curso ao mesmo tempo, por exemplo”, justifica a diretora da Faculdade de Letras, Marta Cristina da Silva.

Serão oferecidas 11 vagas para novos professores, sendo que quatro delas serão destinadas a docentes específicos para Libras. Também serão contratados sete técnico-administrativos em educação. “Um decreto de 2005 prevê que Libras seja uma disciplina obrigatória, mas faltam profissionais para com capacidade para lecionar”, explica Marta. “Já há inclusive uma sinalização para que Libras faça parte da Educação Básica, o que reforça ainda mais a necessidade de professores na área.”

Educação Física

Foi aprovado o projeto de expansão do curso de Educação Física para o campus avançado da UFJF em Governador Valadares. Serão disponibilizadas 80 vagas anualmente, 40 destinadas a cada semestre letivo. O curso será ministrado durante o turno diurno e terá a duração de quatro anos. Além disso, serão oferecidas 22 vagas para professores destinados à área profissional, e outras quatro vagas para professores que atenderão disciplinas vinculadas ao Departamento de Ciências Básicas da Saúde.  Também serão contratados três técnico-administrativos em educação.

Composição Musical

Será criada uma nova modalidade no Bacharelado em Música na UFJF. Agora, além de Canto, Violão, Violino, Violoncelo, Piano e Flauta Transversal, também haverá a opção de Composição Musical. Os candidatos concorrerão às 30 vagas já disponíveis para o curso de Música, ou seja, não será ampliado o número de vagas. A partir do próximo edital, as vagas não serão mais reservadas para cada modalidade, se resumindo a uma entrada única para o bacharelado em Música. Os candidatos irão continuar a realizar normalmente as provas de habilidade específica de Teoria/Percepção e Prática.

Novos-cursos-e-vagas

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras)

(32) 2102-3350/ 3352 (Instituto de Artes e Design)

(32) 2102-3281 (Faculdade de Educação Física)

 

Compartilhe: