Congresso reúne alunos e profissionais de contabilidade no campus de Governador Valadares

Cerca de 600 participantes são esperados para o I Congresso Integrado de Contabilidade (Congreconti), promovido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no campus avançado de Governador Valadares. O evento acontece a partir das 9h desta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, no auditório da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). De acordo com o chefe de Departamento de Ciências Contábeis, Geová Madeira, idealizador do congresso, o objetivo do evento é promover a integração entre as instituições de ensino superior da cidade e da região. Segundo ele, além da UFJF, participarão representantes do Pitágoras e da Univale, de Governador Valadares; da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí (UFVJM), de Teófilo Otoni; da Doctum, de Caratinga e demais unidades; da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), de Ipatinga; e da Unileste, de Coronel Fabriciano, além de entidades e profissionais da área. O congresso seria restrito a estudantes e profissionais de contabilidade, mas a proximidade dos temas possibilitou a abertura para cursos e profissionais de Administração e Direito.

Na quinta-feira, serão realizadas 18 minipalestras, sendo que o professor José Carlos Marion encerrará as atividades do dia abordando A importância da contabilidade para a empresa moderna. Na sexta-feira, mais 18 serão oferecidas, com destaque para o tema Escritório de contabilidade ou Empresa contábil?, a cargo do docente Mário César de Magalhães Mateus.

As minipalestras serão ministradas por representantes de entidades como a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), a Receita Federal, a Secretaria de Estado da Fazenda, a Prefeitura de Governador Valadares, além de escritórios de contabilidade e professores. No encerramento, haverá premiação dos trabalhos previamente apresentados pelas instituições de ensino.

Confira a programação

Atividade

credenciamento

14h às 18h30

minipalestras

18h30 às 19h

momento de autógrafos e intervalo

19h30 às 20h

solenidade de abertura e composição da mesa

20h às 21h30

A importância da contabilidade para a empresa moderna

José Carlos Marion

coquetel

apresentação de trabalhos

almoço

minipalestras

19h às 21h30

Escritório de contabilidade ou Empresa contábil?

Mário César de Magalhães Mateus

21h30 às 22h